O insucesso alemão pode ser percebido a partir dos próximos combates principalmente na Batalha do Comboio NOS-5 que é o momento que evidencia a crise do esforço de guerra alemã e sua incapacidade de manter-se combatendo. Nesse confronto houve perdas de 13 navios mercantes e de 6 U-boots ritmo esse que o terceiro Reich não poderia acompanhar.
Conseqüência da batalha do atlântico pode ser vistos nos valores de suas perdas. Os aliados haviam perdido 30.248 homens, enquanto os alemães 28.000; 3.500 embarcações haviam sido afundadas, enquanto os alemães perderam 766 submarinos, a maioria com suas tripulações completas. Os aliados havia, ainda, perdidos 175 embarcações militares, o que representou um recorde histórico.
As estratégias e táticas são fundamentais para se alcançar os objetivos pretendidos em uma guerra, que muitas das vezes estão nas mãos dos comandantes que estão na liderança, são também formados na disponibilidade do poder bélico que cada país desenvolve. No caso britânico uma de suas estratégicas foi de receber o apoio da nação estadunidense, foi fundamental para evitar seu colapso, a produção dos convertes, fragatas e aperfeiçoamento do radar fez com que a atuação dos U-boots alemães fossem limitados, foi um exemplo de o quanto o desenvolvimento tecnológico contribui para uma boa tática de forma que este contribuir para alcançar o objeto, que nesse caso, era de conter os avanços do terceiro Reich pelo Atlântico. Assim cada tática, ou seja, o uso da força no combate é fundamental para o sucesso da operação.