Se toca REVISTA_SE TOCA versão final | Page 14

AIDS: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo HIV e transmitida sexualmente. O vírus ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a outras doenças simples, como resfriado, e infecções mais graves, como tuberculose.
DONOVANOSE: a doença bacteriana afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus, causando úlceras e destruindo a pele infectada. Como as feridas não doem, a procura por tratamento pode ocorrer tardiamente, aumentando o risco de complicações
LINFOGRANULOMA VENÉREO: infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que atinge os genitais e os gânglios da virilha. O primeiro sintoma é uma ferida ou caroço pequeno na pele dos locais que tiveram contato com a bactéria. Depois, inchaço de gânglios e feridas com pus.
HERPES GENITAL: doença causada por infecção viral transmitida sexualmente que afeta a pele e as membranas mucosas dos genitais. O vírus, que dificilmente é eliminado, esconde-se dentro das raízes nervosas. Os principais sintomas são pequenas vesículas que se distribuem em forma de buquê nos órgãos genitais masculinos e femininos.
HEPATITES VIRAIS: os tipos B e C são transmitidos pelo sexo ou pela via sanguínea. O contágio é feito por meio de sexo sem preservativo e pelo uso de materiais não esterilizados que são compartilhados. Cansaço, febre, mal-estar, tontura, sexo ou pela via sanguínea. O contágio é feito por meio de sexo sem preservativo e pelo uso de materiais não esterilizados que são compartilhados. Cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras são alguns sintomas.
Foto: Thinkstock
* A camisinha é usada em apenas 40 % das relações sexuais