3
Observe agora, no seguinte trecho de Capão Pecado que vimos anteriormente, os adjetivos presentes e responda:
a) Eles são positivos ou negativos?
b) Por que você acha que os autores colocaram esses adjetivos?
c) Qual a diferença de chamar uma pessoa de “seca” e uma escrita de “seca”?
"Exemplo de literatura oral, com escrita rápida, espontânea, crua e seca, o romance mostra o amor que nasce escondido e cresce proibido, colocando em xeque a amizade de dois rapazes que convivem com a violência do bairro Capão Redondo, em São Paulo."
S U B S T A N T I V O S
Você reparou na quantidade de substantivos que as sinopses apresentaram? Perceba como há diferentes maneiras de se referenciar a um mesmo objeto: "clássico", "obra", "narrativa", "romance", "livro" etc. As sinopses de livro tentam sempre variar os termos para que não fique muito repetitiva e, consequentemente, não canse o potencial leitor. Além disso, pelas sinopses se concentrarem em falar do enredo da obra ou da importância dela/de seu autor, na maioria das vezes os substantivos usados são os próprios e os concretos. Lembre-se disso ao criar sua sinopse!
A D J E T I V O S
Substantivo comum é aquele que designa os objetos de uma maneira geral (como "autor", "livro" e "obra", por exemplo, e substantivo próprio designa objetos específicos, como os nomes próprios e de lugares (ex: Ana Maria Machado, Pais e Filhos, Elmer etc.)
RELEMBRANDO....
10
USO RESTRITO. VENDA E DISTRIBUIÇÃO PROIBIDAS.
USO RESTRITO. VENDA E DISTRIBUIÇÃO PROIBIDAS.
Você certamente já sabe o que é um adjetivo, aquelas palavras que expressam uma característica do objeto. Agora, você pode ver como os adjetivos funcionam na sinopse e como há uma relação forte dessas palavras com o público-alvo. Quando você for produzir uma sinopse, não se esqueça de escolher bem os adjetivos!