Traduzido pela primeira vez diretamente do russo para o português, este clássico é responsável por uma das maiores polêmicas da literatura russa. No início da década de 1860, dois eventos transformaram significativamente a sociedade russa: o fim da servidão e a fundação do movimento Terra e Liberdade, organização secreta que lutava contra as autoridades e instituições oficiais. A abordagem desse contexto fez com que Pais e filhos despertasse uma das maiores fendas da história da literatura russa. O termo "niilista" se popularizou e Ivan Turguêniev (1818-1883) foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra. Na trama, o jovem Arkádi Nikolaitch, acompanhado de seu amigo e mentor Bazárov, volta à propriedade de sua família após formar-se na universidade. Bazárov é um personagem singular: despreza qualquer autoridade, é antissocial e se autoproclama um "niilista".
1
As duas sinopses acima foram feitas por leitores amadores do Skoob, pois as editoras não ofereceram nenhuma nos livros em questão. Qual é mais parecida com uma sinopse profissional? Como você chegou a esta conclusão?
2
3
Único romance da britânica Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes, obra que já foi adaptada para cinema, é a história de uma paixão intensa e tempestuosa. Acompanhando a vida de seus protagonistas, os anti-heróis Heathcliff e Catherine, desde pequenos, testemunhamos a força destrutiva do amor.
8
USO RESTRITO. VENDA E DISTRIBUIÇÃO PROIBIDAS.
Quais são os enfoques de cada uma das sinopses? Por que você acha que existe essa diferença?
O ritmo de leitura das sinopses acima é diferente? Reflita sobre isso e ainda responda: qual tipo de sinopse é mais atraente para você e por quê?