SD - SINOPSE DE LIVRO SEQUENCIA DIDÁTICA | Page 19

QUAL, AFINAL, É A RELAÇÃO ENTRE SINOPSE DE LIVRO E MERCADO EDITORIAL?

6

USO RESTRITO. VENDA E DISTRIBUIÇÃO PROIBIDAS.

É muito comum que alguns livros que compramos ou que vemos nas livrarias apresentem uma sinopse. Esse gênero, ao mesmo tempo em que está muito presente em nosso cotidiano, também pode passar desapercebido por nós, pois pouco se fala dele.

Como vimos nas atividades, a sinopse é muito *heterogênea*. Isso significa que ela pode ter vários formatos e conter diferentes tipos de informação. Sendo assim, ela está presente nas mais diversas obras, tanto da esfera acadêmica quanto da literária. Ao mesmo tempo, esse gênero pertence também à esfera editorial. Por esfera entendemos o conjunto dos tipos de texto que têm algumas características em comum tais como quem são serão os destinatários, qual será o meio de circulação e qual a linguagem apropriada a ser usada.

No entanto, mesmo pertencendo a diferentes esferas, o gênero tem suas particularidades. Por exemplo, faz uma apresentação geral do livro com o intuito de despertar o desejo pela leitura da obra, bem como contribui para sua introdução/apresentação. E, embora sua composição seja variada, ela pode incluir: *resumo* da história, cujo objetivo é narrar e expor pontos importantes da obra; *perfil do autor*, que contém aspectos relevantes acerca da vida dele, de suas conquistas literárias, bem como *menção de outros títulos*do catálogo da editora, que podem ser indicados para aqueles leitores que gostarem do livro em questão.

Sendo assim, percebemos como a sinopse de livro, em geral, tem um *caráter mercadológico*, ou seja, ela tem a função de promover a *venda do livro*. Desse modo, a relação entre os produtores e os possíveis compradores/leitores do livro é estabelecida com fins comerciais, uma vez que a sinopse, juntamente com outros elementos como a capa e contracapa, contribuem para a publicidade e comercialização do produto.

Por fim, a sinopse geralmente é produzida por pessoas que têm autoridade para isso: editores, tradutores, escritores, críticos literários ou pessoas legitimadas pela esfera literária. Essas diferentes vozes presentes nesse gênero não aparecem, necessariamente, explícitas, uma vez que as sinopses nem sempre vêm assinadas.

Dito isto, não podemos deixar de saber que todos somos um autor em potencial, principalmente pensando na rede social Skoob.