Página79
DE OLHO NA EXPERIÊNCIA! Pega-pega Corrente com corda
Relato: Arthur Rodrigues Silvério de Faria
Nas férias pesquisamos brincadeiras das regiões do Brasil, proposta que a nossa professora nos enviou como tarefa. Nós tínhamos que criar uma nova brincadeira a partir da fusão de brincadeiras já existentes. Depois, precisávamos inventar um nome criativo para a nova versão, mas ele deveria combinar com as brincadeiras originais. Para encerrar, teríamos que escrever as regras e testar a nossa criação, brincando com nossos familiares ou amigos.
No retorno às aulas, retomamos a atividade e a professora Sandra e o professor Ricardo criaram sete grupos. Cada aluno apresentou a sua brincadeira e todos discutiram e deram ideias. Ao final, votamos em uma delas, a que o grupo mais gostou, essa representaria a todos.
Assim começamos a escrever as regras e, depois de alguns dias o professor Ricardo avisou:
- Pessoal, nas nossas próximas aulas iremos brincar com as brincadeiras criadas por vocês. Em cada aula jogaremos duas ou três para testarmos se precisam de ajustes.
Ficamos muito animados, as brincadeiras foram bem divertidas e algumas precisaram ser organizadas, pois estavam muito difíceis.
Na mesma semana a professora de Artes explicou:- Turma, vocês farão desenhos do seu grupo brincando. Cada um fará o seu.
Essa atividade demorou, porque tivemos o desafio de desenhar, muito bem, a figura humana em movimento. Foi bem difícil, mas valeu a pena.
Quando pensávamos que esse projeto estava acabando, a professora Sandra veio com uma surpresa:
- Pessoal, vamos juntar tudo que vocês fizeram para montar um almanaque virtual para exposição no dia do Padre Moreau, que também será o encerramento da Semana da Literatura.