alemanha
SAMBACO Internacional Samba Festival Coburg
Samba bem tratado na Alemanha
O Samba é uma Cultura Popular do Brasil. O Carnaval é o maior produto cultural brasileiro, os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo são transmitidos todo ano para diversos países pelo mundo, atingindo milhões de telespectadores e gerando milhares de empregos pontuais. Um grande espetáculo. O Carnaval acontece apenas quatro dias por ano em sua total efervescência, no entanto o Samba ocorre o ano inteiro, nas esquinas, nos bares, botecos, centros culturais, teatros, praças públicas, eventos públicos e privados, nas rodas de samba, nas comunidades de samba, nos grandes centros e nas periferias principalmente.
Apesar de tudo isto o Samba ainda é invisível para os olhares públicos brasileiros, não recebendo a atenção e respeito merecido.
Já em Coburg na Alemanha o Samba é tratado com toda pompa e respeito que lhe é devido. Desde 1992 é realizado na cidade o Internacional Samba Festival Coburg – portanto há 25 anos. A cidade pertencente ao estado alemão da Baviera tem 41.022 habitantes e durante o Sambaco – Samba Festival, recebe cerca de 200 mil visitantes contando com mais de 100 atrações alemãs e de vários países, inclusive o Brasil, num espetáculo com mais de 3 mil sambistas. Talvez nem os próprios idealizadores do festival - o alemão Rolf Bayersdorf e o polaco Christof Pilarzyk, tivessem uma expectativa tão grandiosa. Hoje é considerado o melhor Evento para a Promoção do Samba e Carnaval Brasileiro fora do Brasil, aferido através do prêmio Edson Carneiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Foto Tércio Teixeira
Fotos SAMBACO - Internacional Samba Festival Coburg
32 Revista Samba Acadêmico Outubro 2016