Samba Acadêmico Edição 07 Ano I Outubro 2016 | Page 20

Palavras: matéria prima

A poesia também sempre teve seu lugar reservado na trajetória do artista, tendo se apresentado por diversas oportunidades em vários Recitais, em especial do grupo guarulhense Letra Viva que tem como um dos fundadores o jornalista e poeta Castelo Hansen.

Chorinho na Roda

Também houve espaço para a montagem de um grupo de Chorinho durante a primeira metade da década de 1980, com violão, bandolim, cavaco, flauta, clarinete, sax e percussão. O grupo se apresentou durante dois anos com os componentes: Gessé Froes, Paulo Moraes – hoje diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, João – formou-se em Odontologia e Carlos J Fernandes – Samba do Sino e Samba Acadêmico. Em Guarulhos participa da Comunidade Samba da Canja. Atualmente reside na cidade de Praia Grande onde desenvolve o Projeto “Sala do Compositor” com apresentação de obras autorais; integra o projeto Arpejo da cidade praiana; em parceria com o poeta José Aldo desenvolve a “Dualidade Poética” de poesias e canções; em conjunto com a interprete santista Bell Mainardi tem realizado apresentações de suas músicas e prepara o lançamento de seu primeiro CD previsto para 2017 “Alma e Canto”.

Alguns de seus parceiros de composição: Carlos J Fernandes – Samba do Sino e Samba Acadêmico, Mogenir de Moraes – escritor e compositor Praia Grande, Luiz Alonso (Pio) e Jair Tinoco – Roda de Samba do Ouro Verde de Santos, Marcello Laranja – Clube do Choro de Santos, Carlos Costas – Samba da Vela, Marcelo Menezes – músico e compositor, Gerson e Marta Froes – irmãos compositores..Mantem ativa sua página no facebook “A Arte de Gessé Froes” onde apresenta seu trabalho poético. Tem composições musicais para Teatro, Escolas de Samba, Regional de Chorinho, Comunidades de Samba, Canto Vocal e Comunidades Religiosas. Entre seus trabalhos premiados citamos primeiro lugar do concurso de poesias da Universidade de Guarulhos com o poema “Cruzadas”, o segundo lugar do Concurso “Tietê – rio que te quero vivo” das Escolas Estaduais de São Paulo em 1992, Quarto Lugar do Festival Estudantil de Música de Guarulhos com a música “Mergulho na Noite”.

20 Revista Samba Acadêmico Outubro 2016