Samba Acadêmico Brasil Edição 13 ANO II Abril 2017 | Page 30

cultura

aculturamento

Os bailes carnavalescos têm início no Brasil no ano de 1840 e teria sido realizado em um hotel na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro. Os bailes eram animados por polcas, valsas, quadrilhas, maxixes, ragtime americanos e toadas sertanejas, porem só eram executadas as músicas, pois não haviam as letras.

"Os primeiros ranchos precisavam registrar seu estandarte e pedir autorização na delegacia para desfilar. Já havia ali uma relação dialética que não pode ser resumida em opressor e oprimido." diz Lira Neto.

A primeira música de carnaval só aconteceu em 1869, e foi aproveitada a música francesa “LES POMPIERS DE NANTERRE - Louis César Desormes” para a qual o ator Francisco Corrêa escreveu a letra. E foi cantada nas ruas criando o “Zé Pereira Carnavalesco”.

A primeira música genuinamente brasileira feita para o carnaval foi “O Abre Alas” de autoria de Chiquinha Gonzaga feita sob encomenda para o Cordão Rosas de Ouro do Rio de Janeiro em 1899. O Carnaval já havia sido consagrado pelo povo como uma festa popular, primeiro através do Entrudo, os Ranchos Baianos e depois os Ranchos Cariocas, os Cordões Paulistas, para depois virem as Escolas de Samba.

Como podemos perceber o Carnaval é incorporado a nossa cultura e assume as características de um povo que estava formando uma identidade cultural única, influenciada pelas culturas europeias, principalmente a portuguesa, a do americano local indígena, o povo africano, culturas que também foram incorporando a resultante desta miscigenação de raça e religiosidade, misticidade e sincretismo gerando a cultura e o aculturamento.

Reisado – Chico rei

O professor Carlos Góis, no seu livro Histórias da Terra Mineira, ao falar de Chico Rei escreveu o seguinte trecho: "No dia 6 de Janeiro de cada ano, o Rei, a Rainha e os Príncipes, vestidos com trajes opulentos cobertos de suas insígnias e coroas, eram, com grande aparato levados à Igreja do Rosário, onde assistiam à missa cantada. Ao término da mesma saíam pelas ruas de Vila Rica executando danças características, à moda da África, tocando instrumentos indígenas dos usados na Guiné. Essas festas chamavam-se Reisado do Rosário De Ouro Preto estenderam-se às outras cidades e lugares do Brasil, onde ainda hoje são conservadas." Os cordões carnavalescos daí originados foram os primeiros a cantar música durante o carnaval.

30 Revista Samba Acadêmico Abril 2017