Semanal e com
duas horas
Após o primeiro programa o Giba - José Assumpção pediu para que fosse feito um programa semanal. Caramba parecia impossível. Mas novamente o desafio foi aceito. E fomos para um programa semanal de uma hora. Aconteceu que não foi possível fazer o programa com apenas uma hora. O primeiro a estourar o tempo bastante foi o da fantástica entrevista com Osvaldinho da Cuíca com 1h40m. E lá vem o Giba de novo. Agora pedindo para fazer um programa com 02 horas e semanal. Não vai dar, muito difícil. Bom não é preciso dizer que foi feito. Mas aí continua difícil enquadrar em 2 horas. Bom, resolvemos deixar com o tempo que fosse, já chegou a 2h40m, e o Giba não pediu mais para aumentar, e nos apenas aumentamos de vez em quando, de acordo com a necessidade. Para viabilizar o programa foram criados quadros específicos. O mais importante é o que traz os Novos Compositores da Terra da Garoa, muito bom por sinal. Mas também existem outros como: Grandes Sambas da História, Chorinho e Maxixe, Bossa Nova, Fique Sabendo – com curiosidades sobre o Samba e seus Compositores, Sambas Enredos, Velha Guarda do Samba Paulista e Ponte São Paulo Bahia.
Na sua abertura sempre há uma homenagem a um músico brasileiro. Neste quadro é relatada uma pequena biografia do homenageado, trazendo curiosidades e uma seleção de suas músicas.
Ainda é difícil de acreditar que estamos realizando este projeto.
21
Samba Acadêmico. O Melhor do Samba na Web Rádio
Foram realizadas várias entrevistas pelo Programa Samba Acadêmico. Dedé Paraizo integrante do Demônios da Garoa nos contou como foi sua entrada no conjunto mais antigo do mundo, reconhecido pelo Guinnes Book. Fala de suas composições para o Globo Rural, sua carreira solo. Marcelo Menezes nos mostra todo o seu trabalho suas parcerias com Délcio Carvalho, Ivor Lanceloti, Roque Ferreira, entre outros. A ideia de fazer um CD com chorinhos de sua composição e gravação e arranjos do grupo Água de Moringa. Em outro programa nos fala da gravação deste CD. Bernadete do Peruche nos encanta falando da confusão que fizeram dela com a Eliana de Lima. Marquinhos Jaca arranjador, compositor e interprete. Maurinho de Jesus, Dodô Andrade a sua majestade. O trio Gato Com Fome e o lançamento de seu Segundo CD Em Busca dos Sambas de Raul Torres que teve a participação de Osvaldinho da Cuíca.
Houveram programa especiais, como por exemplo: Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Protesto pela não inclusão das Comunidades de Samba na Virada Cultural. A entrevista história de Julinho da Adelaide – pseudônimo de Chico Buarque. A briga de Noel Rosa e Wilson Batista, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Tom Zé com Estudando o Samba, seu disco antológico.