Novo Repertório
Agora os sambas vinham com um lindo coral feminino, cantando em uníssimo, além de uma variação de vozes masculinas. Os ensaios passaram a ser semanais, havendo uma preocupação na formatação deste repertório e arranjos. Para quem não seguiu o grupo desde seu início pensaria que eram dois grupos totalmente diferentes devido a contundente transformação ocorrida, não sobrando legado nenhum do primeiro momento artístico.
Para criação de repertório todos opinam e escolhem os sambas de preferência através de uma lista de sambas. Estes sambas são entregues num CD juntamente com as letras das músicas para que todos ouçam em seus momentos livres durante o processo de escolha. Em reunião são votados os sambas de escolha de cada um, os mais votados passam a integrar o nosso repertório. Apesar de incluirmos Samba de São Paulo, o Samba de todo território nacional também é cantado pelo Samba do Sino. Após as escolhas os participantes ainda sugerem arranjos diferentes daqueles propostos.
Também alguns sambas são escolhidos para interpretações solo para shows e apresentações específicas.
Passado o processo de escolha dos sambas começam os ensaios específicos destas músicas, definindo arranjos e ordem de entrada no evento. Variavelmente são acrescentados comentários relacionados as poesias e compositores. A contextualizaçõa faz partes do processo do Samba do Sino Movimento Cultural.
17
Samba expressão da Cultura Popular e de nossa Identidade Cultural
De nada adiantaria somente conseguirmos desenvolver o nosso projeto sem que outros coletivos do samba também o façam. O espaço foi utilizado para várias reuniões para a fundação da Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo, que hoje é uma realidade. Mas o samba não é só Carnaval. As Comunidades, Movimentos, Projetos relacionados ao Samba tem eventos o ano todo, semanais, quinzenais ou mensais, e geralmente desenvolvem um trabalho social junto a suas comunidades.
Para esta completa harmonização ainda era necessário que o Samba Comemorasse seu Dia. O Dia 02 de Dezembro. Novamente recorremos ao agora Secretário de Cultura da cidade Edmilson Souza que possibilitou a realização deste projeto para o Samba. Desde ano de 2013 homenageamos o Samba anualmente na cidade de Guarulhos com um evento de mais de 10 horas, com sambistas, grupos de samba e choro de nossa cidade.
O Bosque Maia tem sido o palco destes eventos. Moisés da Rocha e Osvaldinho da Cuíca estiveram presentes também. Esses eventos foram gravados em vídeo e estão disponíveis na internet através do Youtube. A festa amplifica a visibilidade do trabalho destes coletivos alem de promover o Samba como a maior expressão de nossa Cultura Popular e de nossa Identidade Cultural.