Saci Pererê - 100 anos do Inquérito 2018 | Page 34

Seja para a TV , para o cinema ou para a internet , o perneta encontra cada vez mais espaço nas telas brasileiras
Andriolli Costa

Cinema

Foto : Rafa Chlum

Saci no Audiovisual

Seja para a TV , para o cinema ou para a internet , o perneta encontra cada vez mais espaço nas telas brasileiras

Em 1951 , foi ao ar a primeira adaptação para o audiovisual de O Saci , de Monteiro Lobato . De lá para cá , o perneta encontrou espaço nas telinhas e telonas principalmente com as várias adaptações do Sítio do Picapau Amarelo , sendo as clássicas de 1952 , 1964 , 1967 e 1977 , e fase “ atual ” tendo começado com a série da Globo em 2001 e com o desenho animado exibido na Globo e no Cartoon Network desde 2012 .
Enquanto as imagens do Sítio permanecem dominantes , aos poucos vem surgindo diversas outras versões audiovisuais que tentam reimaginar - ou até mesmo desconstruir - o duende brasileiro . Produções dos mais diversos gêneros , do documentário ao drama , do filme de ação ao terror . Vamos conhecer algumas delas nas próximas páginas .
Para os próximos anos , a tendência é que surjam cada vez mais histórias autorais envolvendo folclore . Afinal , a produção de conteúdo está cada vez mais democrática graças à facilidade de acesso e distribuição do material .
Produções como a webssérie Imaginário , de Bruno Esposti , e Caçada nas Horas Mortas , de Sander Silva , são exemplos de criações originais feitas pensando nesta linguagem web .

Andriolli Costa