RUMOS PARA UM PAIS SEM RUMO livro_Rumos-para-um-pais-sem-rumo | Page 40

1.2 Problema 2: PERVERSA( E PÉSSIMA) DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA __
O Brasil, ao ter conseguido taxas elevadas de crescimento econômico no período de 1960-80, mesmo tendo um elevado índice de analfabetismo naquela época, foi um exemplo evidente de que é possível crescer muito, mesmo com percentual elevado de pessoas analfabetas. Isso é importante registrar.
Entretanto, com relação ao objetivo de melhoria da distribuição da riqueza, o elevado analfabetismo é um sério e impeditivo problema para conseguir tornar o Brasil um país menos injusto. A solução para uma melhor distribuição da renda depende basicamente da melhoria na educação, especialmente nos níveis de ensino fundamental e médio, que deve ser público, gratuito, de elevada qualidade e em tempo integral. Mas sobre isso falaremos mais adiante.
Os dados infelizmente são contundentes, senão vejamos:
• O grupo dos 10 % mais ricos da população detém 55 % da renda nacional, enquanto os 20 % mais pobres recebem um pouco mais de 2 % do PIB gerado no país.
• O grupo dos 1 % mais ricos( que equivale a 1,4 milhão de brasileiros), ao deter cerca de 15 % da renda agregada,“ controla” mais renda do que os 50 % mais pobres( que detém apenas 12,3 % da renda gerada no país).
RUMOS A UM PAÍS SEM RUMO
21