BRASAL ENTREVISTA
Práticas de gestão que visam não só ao crescimento do negócio , mas ao desenvolvimento das pessoas , estão entre os diferenciais da Brasal
MARILYN JOOS
BRASAL ENTREVISTA
MARILYN JOOS
Natural de Santa Catarina , a assessora estratégica de recursos humanos Marilyn Joos veio para Brasília em 2010 , para trabalhar na Brasal . Aos 54 anos , o currículo da profissional é extenso : depois da graduação em serviço social , Marylin fez MBA em gestão de pessoas e pós-graduação em psicologia das organizações e do trabalho , gestão estratégica de empresas e administração de recursos humanos . Conta , ainda , com certificação em investigação apreciativa pela Case Western Reserve University / Unindus , e em desenvolvimento de dirigentes pela Fundação Dom Cabral . Estudar é uma de suas maiores paixões – além de passear , ver filmes , ler e fazer palavras cruzadas . Com um papel fundamental no Comitê de Recursos Humanos da Brasal , ela considera o trabalho uma inspiração . Saiba mais sobre a entrevistada desta edição :
CONTE SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA EMPRESA . Minha caminhada se iniciou em maio de 2010 . No entanto , já havia prestado consultoria para a empresa anteriormente . Em 2013 , um acontecimento deu novos rumos à minha atuação na empresa : o convite para coordenar o Comitê de Recursos Humanos , que estava sendo implantado . Contribuí no desenvolvimento de políticas e práticas de recursos humanos , como gestão de competências e de desempenho , sistema de gestão de carreira , estimativa de potencial , desenvolvimento de lideranças , desenvolvimento profissional e clima organizacional .
COMO VOCÊ COMEÇOU A ATENDER A BRASAL INCORPORAÇÕES E QUAL SUA PARTICIPAÇÃO NA CONQUISTA DO GPTW ESTE ANO ? Em dezembro de 2014 , recebi o convite , e de lá para cá minha vida profissional mudou muito . Aprendi , me reconstruí e confirmei o quanto recursos humanos e gestão são interligados . O sucesso dos negócios aliado às práticas de gestão de pessoas e ao ambiente de trabalho certamente trouxeram reconhecimento , como o do GPTW .
QUAL É O SEU PAPEL E FUNÇÃO NO RH ESTRATÉGICO DO GRUPO ? Eu me vejo como um agente facilitador que , em conjunto com os integrantes do comitê , desenvolve soluções de gestão de pessoas para corroborar com os resultados da empresa . Ou seja , é fazer com que as coisas aconteçam : demonstrar para as lideranças que elas podem contar com o RH para soluções mais focadas no negócio .
PORQUE VOCÊ ESCOLHEU A BRASAL PARA TRABALHAR ? Eu me identifiquei com a proposta da empresa , que correspondia a um dos meus objetivos profissionais : participar do desenvolvimento de um RH estratégico que contribuísse para o resultado dos negócios . Práticas de gestão que visam não só ao crescimento do negócio , mas ao desenvolvimento das pessoas , estão entre os diferenciais da Brasal .
QUAIS SUAS METAS E OBJETIVOS PROFISSIONAIS ? Estou me preparando para fazer a formação em coaching ontológico no Chile . Quero , ainda , contribuir cada vez mais com minhas habilidades para a melhoria e inovação dos processos da empresa e ser reconhecida como uma profissional que gera resultados .
3