Revista África do Sul Volume 1 | Page 13

Duas curiosidades da África do Sul

A África do Sul é um país historicamente muito rico, que possui uma grande diversidade cultural, um povo acolhedor, vários pontos turísticos, paisagens e belezas naturais incríveis, e que cada vez mais se destaca no cenário mundial.

O país abriga diversas curiosidades e pode contribuir de diversas formas para o avanço em áreas como na saúde, cultura e paz, sendo lá onde ocorreu o primeiro transplante de coração e onde já foram nomeados quatro prêmios nobéis da paz.

Em 1967 o médico Sul-Africana Christiaan Barnard realizou em cinco horas o primeiro transplante de coração já registrado na história, se tornando um dos maiores cirurgiões de seu país. A cirurgia ocorreu com sucesso mais 18 dias depois, o seu paciente acabou falecendo devido a uma infecção pulmonar, causada devido ao seu sistema imunológico ter sido reduzido para evitar o risco de rejeição.

Composta por uma população guerreira, forte, que luta pelos seus ideais e que não aceita medidas autoritárias, o país já recebeu quatro prêmios nobel da paz, colocando em perspectiva de que nenhum prêmio já tenha sido nomeado ao Brasil. Um dos prêmios que se tornou o mais conhecido foi o prêmio dedicado a Nelson Mandela e Nelson Frederik Willem de Klerk.

Fontes bibliográficas

https://revistaraca.com.br/africanos-vencedores-do-premio-nobel/

https://projetomedicina.com.br/artigos/primeiro-transplante-de-coracao-do-mundo/

http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/conheca-africanos-nobel-da-paz

13