Revista XCat Volume 3 | Page 7

7

Os hábitos bucais não são exclusivos de crianças, adolescentes e adultos também praticam como por exemplo:

Morder canetas

Morder agulhas

Roer unha ( onicofagia )

palitar os dentes

todos esses além de possibilitar o desgaste e fratura dos dentes, pode ainda movimentar e alterar a posição dos dentes na arcada, levando a sérios problemas oclusais ( de mordida ).

morder os lábios: provoca feridas que podem evoluir para uma patologia mais séria, alem de ter a possibilidade de alteração da mastigação e fonética.

tatuagens: São enfeites feitos de maneira definitiva, além de ser em uma área pouco visível geralmente na parte interna dos lábios, ocorre o risco de contaminação por uso de material não esterelizado.

Piercings: Simplimente um perigo, pois alem da possibilidade de contaminação durante a colocação com material corretamente esterelizado, a higienização da área fica bastante comprometida, podendo ocorrer a proliferação de bacterias, surgir uma infecção, com a possibilidade de evoluir para um câncer bucal. Ocorre também a possibilidade de lesão nas gengivas e nos tecidos da boca ou até mesmo provocar algum dano a estrutura dentaária. O dentista deve alertar os pais e os adolescentes dos risco da colocação de um piercing.

Bruxismo:

Se você ou seu filho acordam e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. As pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação têmporo-mandibular (ATM ).

Tratamento para o bruxismo:

Tratamento:

O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Reduzindo ao contato de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas e tratamento ortodôntico.

Referência bibliográfica:

Manual Técnico de Educação em saúde bucal ( ministério da saúde ).

Dr. Rafael Amado Silva

CRO/ ES 5849

Mestrado / Especialização em Dentística / Especialista em Atenção primária em saúde

Contato e dúvidas: [email protected]