CHILE E ARGENTINA
AO LEITOR
MUITOS DESTINOS
Dois países,
mm
l,l
Para começar, vamos ao Chile. É impressionante como aquela tripinha de território no extremo oeste da América do SUl reúne lugares tão diferentes e, ao mesmo tempo, deslumbrantes. Santiago, a principal porta de entrada do país para quem chega d Brasil, vai do clássico ao moderno em questão de segundos, encantando quem gosta do dia e da noite na mesma proporção. E de lá ainda dá par ir a praias divertidas.
Ao sul da capital estão algumas estações de esqui e, lá embaixo, a Patagônia, onde rochas, montanhas com picos nevados, lagos cristalinos e vales proibitivos deixam claro que aquelas fotos usados como descanso de tela de computador são de cenários que existem para valer. Ao norte, desponta o deserto do Atacama, o lugar mais seco do mundo e também o que oferece melhor vista das estrelas. Você pode rodar o mundo, mas nunca encontrará um destino como aquele. Nem precisa olhar para o céu para chegar a essa conclusão, já que qualquer vista ali é de derrubar o queixo.
A Argentina, por sua vez, também tem uma capital cativante. Buenos Aires é chique e dspojada ao mesmo tempo. Tem ritmo de tango e gosto de doce de leite. Depois de passar por seus cafés e restaurantes charmosos, é quase irresistível estender a viagem até Bariloche, a estação de esqui preferida dos brasileiros. Ou a Mendonza, já na fronteira com o Chile, de onde sai a maior parte dos renomados vinhos portenhos. Os argentinos também têm sua própria Patagônia, que, por incrível, não tem nada a ver com a vizinha chilena, mas é igualmente linda. Que o digam os glaciares que parecem não ter fim, como o Perito Moreno.
em gente que acredita que é o vinho, cuja qualidade é realmente ímpar. Outros apontam para a personalidade da gastronomia, graças aos sabores pronunciados do slamão e dos cortes nobres de carne. Há ainda a questão evidente do idioma espanhol, que, a despeito do sotaque distinto de acordo com o local visitado, não atrapalha em nada
T
(ou quase) a vida dos brasileiros. Para mim, no entanto, o que aproxima o Chile da Argentina para valer, tornando-os destinos espetaculares, é a variedade de paisagens.
Paulo Basso Jr.
Editor