Revista Técnica RS n.5 janeiro/junho de 2020 | Page 48

REVISTA TÉCNICA DA ESCOLA E FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ‘‘ ROBERTO SIMONSEN ’’

Iniciou-se , então , a elaboração do croqui que se baseava no intuito de trazer mais segurança ao operador e automatizar os processos manuais da bobinadeira . Sendo assim , o croqui foi desenvolvido a partir da ideia de utilizar um CLP para controlar motores e receber informações de sensores localizados na bobinadeira e no guia para o fio .
Inicialmente , a estrutura pensada teria como base perfilados de alumínio montados verticalmente em formato de “ L ”. Assim , haveriam dois motores , um para o guia e outro para a bobinadeira .
O guia seria fixado em um fuso roscado , sendo assim , poderia se movimentar da direita para a esquerda e vice-versa . O protótipo também contava com sensores para identificar o ponto zero e a distância percorrida pelo guia e contar o número de espiras . A máquina seria acionada por botões localizados na tampa do painel elétrico . Porém , notou-se que nesse modelo inicial do produto , elaborar um dispositivo que tornasse a máquina segura era inviável , pois , a máquina perderia sua praticidade e eficiência .
Portanto , decidimos descartar esse protótipo inicial e elaborar um novo , pois , o intuito do produto final era diminuir os esforços físicos do operador , mantendo sua integridade , e ao mesmo tempo torná-lo mais eficiente e prático .
A partir de desenhos utilizando “ software ” CAD para modelar o produto em 3D , tornou-se viável a implementação dos aprimoramentos necessários para tornar a máquina mais simples , prática e segura .
Alterou-se a estrutura do produto para uma mesa , que ainda é feita de perfilados de alumínio , sendo assim , a bobinadeira juntamente com o guia ficam em cima da mesa e são protegidas por uma estrutura de acrílico , mantendo a segurança do operador . Foi adicionado um tensor , para que o carretel não seja desenrolado de maneira irregular . Além disso , utilizou-se o sistema de uma carretilha , com um motor acoplado , para que assim , o fio possa ser melhor distribuído na forma da bobinadeira .
O painel elétrico está localizado na parte inferior da mesa , desta forma , seria inviável que o painel de comando da máquina estivesse no mesmo lugar , portanto , localiza-se agora em cima da mesa .
Desta maneira , após a conclusão da modelagem 3D e dos aprimoramentos necessários , tornou-se possível a elaboração de um produto final que atendesse as expectativas iniciais , que tinham como base a segurança , a eficiência e a praticidade .
Características Técnicas da B . P . M .
O produto final permite ao operador programar a máquina de acordo com a bobina que desejar produzir , levando em conta as limitações físicas da máquina . A B . P . M . conta com ( 06 ) seis
48
REVISTA TÉCNICA DA ESCOLA E FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI “ ROBERTO SIMONSEN ” – SÃO PAULO – n . 5 , jan ./ jul . 2020