Revista Técnica RS n.5 janeiro/junho de 2020 | Page 21

REVISTA TÉCNICA DA ESCOLA E FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ‘‘ ROBERTO SIMONSEN ’’

INTRODUÇÃO
O documento apresentado a seguir tem por objetivo descrever com detalhes o processo de elaboração e criação de uma moenda de cana portátil . Neste trabalho iremos apresentar todos os desenhos de projeto , bem como , os cálculos envoltos nas produções das peças que compõem o produto , mostrando e explicando o funcionamento da máquina e de suas utilizações . Para isso , utilizamos um modelo específico de cana encontrada tipicamente no Brasil , a cana da espécie Sacchambarberi , que também é a mais utilizada no processo de extração de suco para consumo .
Nosso objetivo principal com a criação da “ moenda de cana portátil “ é o aumento na eficiência do processo de moer cana , de modo que este possa a passar a ser feito em qualquer locar com um aproveitamento muito maior do que nas máquinas convencionais , pois a moenda é projetada com 4 rolos ao invés dos convencionais 3 rolos ( 2 inferiores e 1 superior ), o que faz com que o número de vezes que uma cana média comum precisa ser passado para que se retire 100 % do caldo seja diminuído drasticamente .
Com peso médio de 45 kg , que por sua vez , comporta 4 rolos de aço baixo carbono envolto em uma capa de aço SAE4140 como manda as normas que estão definidas no inciso II do § 1 º do art . 8 º da Lei n . 9.782 / 1999 :
Todo material destinado ao contato direto com alimentos e ou bebidas deve atender ao disposto na legislação sanitária de materiais em contato com alimentos , uma vez que substâncias presentes nestes materiais podem migrar para os alimentos , o que pode representar risco à saúde humana . Além das embalagens , incluem-se nos materiais destinados ao contato com alimentos utensílios de cozinha , embalagens descartáveis , bem como partes de equipamentos utilizados na fabricação de alimentos que tenham contato direto com estes .
E um motor de 0,75CV , a moenda portátil confere uma grande eficiência no processo de moer , além de seu tamanho menor que a do mercado permitir que sua movimentação e alocação sejam feitas com maior facilidade pelo operador .
O que por si só já deixa a máquina a cima do mercado de moendas comum , no qual é composto quase que majoritariamente por máquinas robustas e de difícil manuseio , porém , além de mais “ compacta ” e eficiente , nosso produto também é mais seguro para o operador . Pois conta com um total de 0 partes expostas para contato , evitando , assim , um risco em potencial de acidentes presentes num grande
21
REVISTA TÉCNICA DA ESCOLA E FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI “ ROBERTO SIMONSEN ” – SÃO PAULO – n . 5 , jan ./ jul . 2020