A influência da Revolução Industrial no modo de pensar
A acelerada transformação no setor produtivo industrial que ocorreu em várias partes do mundo a partir do século XVIII trouxe consigo a concepção cerne de Revolução Industrial. De acordo com historiadores como Eric Hosbawn (2018), é possível afirmar que quatro momentos sistemáticos ilustram um breve contexto histórico a respeito dos marcos fundamentais que revolucionaram toda a forma
de produção industrial.
Assim, a Primeira Revolução Industrial teve seu impulso inicial na Inglaterra no final do século XVIII, o que refletiu em diversos países como a França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos. Nesse momento, como característica, houve o surgimento da mecanização que trouxe consigo significativas transformações em quase todos os setores das sociedades da época.
Já a Segunda Revolução Industrial, que ganhou contornos mais definidos a partir do século XIX, evidenciaram-se o Fordismo e o Taylorismo, além da utilização de fontes de energia e transporte.
Como ponto caracterizador, a Terceira Revolução Industrial referenciou o universo da tecnologia. Assim, a partir de meados do século XX, evidenciou-se o desenvolvimento da informática e a automação industrial.
Por fim, a existência já pacificada da Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0referencia od esenvolvimento e a incorporação de novações tecnológicas que mudarão o mundo como o conhecemos e os parâmetros industriais dos próximos anos. Uma tendência observada pela Escola SENAI "Roberto Simonsen".