No início do século XX, o Brasil aderiu a Revolução Industrial e sua forma de produção. Assim, São Paulo tornou-se um importante polo industrial no país. Como consequência, principalmente na região central, a expansão das indústrias trouxe a necessidade de qualicação da força de trabalho brasileira.
Logo, em 22 de janeiro de 1942, foi instituído o Decreto-Lei nº. 4.048 que criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, no ano seguinte, ainda que em endereço provisório, foram ofertados seus primeiros “Cursos Emergenciais”.
Em 05 de abril de 1949, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” foi inaugurada no endereço definitivo, onde se encontra até hoje.
11
Ao longo história, é notório que Escola consolidou-se, expandiu-se e diversicou-se. Prova disso, em 1962, ela ofertou o primeiro curso de Ferramentaria da América do Sul.
Da mesma forma, a partir de 1971, houve sua ampliação para atender as demandas advindas dos cursos técnicos. Em 1982, a informática industrial foi introduzida na prática de ocina com a implantação da primeira máquina de comando numérico computadorizado no país.
Por essas razões, a Escola é reconhecida como a mais antiga do Departamento Regional do SENAI-SP e a mais tradicional do país.