Revista Traços Revista Traços | Page 4

A Marcha Continua

O dia a dia de luta das mulheres negras que participaram da histórica manifestação contra o racismo em Brasília

por:Débora Brito(especial para Traços)

Fotos: Thaís Mallon

A luta contra o preconceito e a intolerância reuniu milhares de mulheres negras em uma marcha histórica. no dia 18 de novembro, em Brasília. Sim. uma marcha de mulheres negras. E por que de mulheres negras?

Porque elas representam um quarto da população brasileira» Porque, entre 2003 e 2013, o número de assassinatos de mulheres negras cresceu 54.2%. enquanto o de mulheres brancas caiu 9,8% segundo o estudo Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado em novembro pela ONU

No Distrito Federal, mais da metade da população é feminina e negra..

Proporção que não se reproduz nos espaços de poder e prestígio, mas sim nas penitenciárias, nos empregos subalternos, nos casos de violência física, psicológica e, moral.

Na Marcha de Mulheres Negras do Brasil, uma multidão colorida soltou a voz pelos seus direitos. Bandeiras diversas, de vários tons, como suas peles. Pelo direito à terra, pela valorização da sua estética, pela liberdade de expressão de sua sexualidade e de sua fé. Conheça algumas dessas mulheres que marcharam e seguem em marcha pelos seus direitos.