Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 94

ARTIGO

Técnico

CURTIMENTO DE COURO FUTURE EM FONTES RENOVÁVEIS

Túlio Sergio Fulginiti
Diretor industrial e de desenvolvimento da Degrad Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda .
Pioneiro no Brasil , o processo de curtimento do Couro Future em fontes renováveis é resultado de 20 anos de pesquisas e testes , no sentido de diminuir consideravelmente a carga de poluentes ambientais nocivos tanto ao homem quanto à natureza . Utilizando para este resultado o Titânio como agente químico curtente , o sistema contribui para que os calçados com eles produzidos sejam mais amigáveis ao meio ambiente .
1 ) Procedimento no Caleiro
Uma das vantagens é que em um só processo de fulão , se obtém o pré-remolho , o remolho depilação e a alcalinização . - Pré-remolho ( produtos biodegradáveis ) - Remolho ( produtos biodegradáveis ) - Depilação ( sem sulfeto ) - Abertura fibrosa ( sem a cal )
2 ) Descarnar e Dividir
Processo de separação das graxas da superfície da pele e dividir em duas partes , raspa e pele propriamente dita , com espessura especificas e determinadas . Senai C . T . Couro Ordem De Serviço : N / O412 - De 15 De Maio De 2002 - Sob . N / L B 008 / 02
3 ) Desalcalinização ( ácidos brandos )
Após sua divisão , a pele é submetida a um processo de desalcalinização - com a finalidade de neutralizar a alcalinidade diminuindo o pH da pele - para adequá-la ao tipo de curtente que desejar , sem risco de gessamento na estrutura fibrosa . Desta forma , sem resíduos da cal , o atravessamento do curtente e dos tingimentos no processo de recurtimento e acabamento da estrutura fibrosa se torna mais fácil e rápido .
Com isso podemos neutralizar com Cloreto de Sódio como normalmente se usa , e em sua desalcalinisação utilizamos um ácido brando vegetal , não queimando a pele e mantendo sua estrutura fibrosa intacta e sua aparência inigualável .
4 ) Condicionando para o Curtente ( ácidos de cereais e curtente ecológico )
O pH da pele já desalcalinizada é baixado sem se mexer na estrutura fibrosa , deixando a pele aberta para receber o curtente , sendo possível reduzir o pH desta pele a 2,8 pH , o que facilita em muito o curtimento em Titânio . Este sistema , além de ser eficiente para a produção de uma pele ecologicamente correta degradável e biodegradável , também demonstra eficiência no processamento para a obtenção de alimento e rações a partir das peles processadas .
5 ) Curtimento em Titânio
Relatório Técnico Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro , Calçado e Artefatos ( IBTeC ) Relatório técnico n / 4974 / 02 - Protocolo n / 32104 30 / 09 / 02 Amostra de banho condicionado pelo processo future e curtimento em titânio
94 • maio | junho