Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 83

principais novidades , e é isso que vai reverberar neste ano . Criadores e marcas que podem fazer a ponte entre vídeos e o e-commerce ganharão muito . Muitas empresas começaram a avançar nessa tendência . A integração do Walmart com o serviço de streaming Vudu ( agora de propriedade da NBCUniversal ) é um desses exemplos .
Talvez em breve , o TikTok e o Instagram se tornem o paraíso do shoppertainment , ou seja , a compra enquanto se entretém . A implementação mais básica disso é um influenciador descrevendo um produto em vídeo e um link “ compre agora ” aparecendo no lado da tela . Um clique depois , e o espectador pode comprar o produto .
Vídeos compráveis são uma ótima maneira de fazer isso e são super relevantes à medida que as redes sociais de vídeo crescem - e que temos que ficar em casa devido à pandemia . Todo mundo está consumindo ainda mais conteúdo de vídeo do que antes , então adicionar recursos de comércio eletrônico é uma extensão natural .
A importância crescente do SEO
Toneladas de pessoas fazem vídeos , mas quantas realmente passam pelo esforço para otimizá-los para pesquisa ? Pouquíssimas . Há um dilúvio de vídeos entre os profissionais de marketing agora . O que está faltando são aqueles orientados pelo SEO . E essa será uma tendência fundamental em 2021 . Os profissionais de marketing farão vídeos otimizados para o mecanismo de busca se destacarem mais da multidão e direcionarem melhor seus vídeos . “ Vídeos otimizados também permitirão que os profissionais de marketing alinhem melhor seus objetivos com seus vídeos . Se você espera aumentar a geração de leads , a consciência da marca ou a liderança do pensamento , eles permitirão que você alcance exatamente isso ”, diz Wendler .
Educar as massas com vídeo
Escolas e universidades em todo o mundo encerraram em grande parte o aprendizado presencial por causa da pandemia . Nunca antes houve uma oportunidade melhor para as empresas experimentarem as salas de aula virtuais . Conteúdos divertidos e educativos estão no centro das tendências de vídeo em 2021 . Plataformas como Masterclass , Skillshare e Coursera viram um grande salto em seus usuários diários em 2020 , e esperamos que esse uso em massa continue .
“ Até mesmo vídeos tutoriais no YouTube serão conteúdos que você verá com mais frequência . Esse tipo de aprendizado terá mais visualizadores , e também haverá muita experimentação com o tipo de vídeo que está sendo criado que promove melhores padrões de aprendizagem . Para isso , plataformas de edição como a InVideo são fundamentais para se testar templates , edições , cortes e trilhas - tudo isso pode ajudar alunos e espectadores a se engajarem ainda mais com o conteúdo ”, aponta André .
Os vídeos de microaprendizado são uma dessas tendências , onde o espectador pode conhecer algo novo em poucos minutos . Esses tipos de vídeos são predominantes no TikTok e no Instagram Reels .
Engajamento em vídeo em tempo real
Os vídeos do Facebook Live geralmente são assistidos 3x mais do que os padrão . E até 2027 , a indústria global de streaming chegará a valer US $ 184 bilhões . A transmissão de vídeo ao vivo só deve crescer nos próximos anos , e 2021 será um ano determinante para isso . Enquanto o Facebook colocou vídeo ao vivo em foco , as transmissões não são uma invenção nova ; estão disponíveis há anos . Os streamers de videogame a tornaram popular em plataformas como o Twitch com seu público hiper-engajado , e desde então isso se ramificou em várias formas de conteúdo .
O futuro trará mais maneiras de se envolver com criadores de vídeo ao vivo com novos tipos de experiências . Podcasts , concertos , palestras , desfiles , jogos esportivos , premiações e até sessões de exercícios estão sendo transmitidos em tempo real - e isso tem suas vantagens para as empresas :
- Engajamento do público em tempo real em termos de comentários e reações ao conteúdo .
- Super útil para conteúdo instantâneo , como notícias de última hora e anúncios .
- Parece mais autêntico e íntimo , mas atinge mais pessoas .
Criar vídeos ao vivo em um ambiente razoavelmente controlado é a melhor maneira de começar . Eles têm um bom desempenho no Facebook , Instagram e YouTube . Além disso , ainda têm o potencial de se tornar virais enquanto mantêm a autenticidade . Algoritmos de mídia social também priorizam o ao vivo para aparecer em maior número e com mais frequência nos feeds . Com quase todos os grandes eventos cancelados em todo o mundo , os organizadores não têm escolha a não ser criar réplicas virtuais de encontros físicos .
Além disso , para ter sucesso neste mundo com muito conteúdo gerado pelo próprio usuário , é recomendável a aplicação de pesquisa de mercado e gestão de reputação , através da forma de escuta social .
Por meio de governança estratégica , conteúdos e conversas relevantes , identificados a partir de sites de mídia social como blogs , redes sociais e fóruns , podem fornecer insights para informar o engajamento do cliente , colaboração e desenvolvimento de novos produtos - com isso , a estratégia de vídeos de sua empresa vai decolar nos próximos 12 meses .
maio | junho • 83