Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 64

SUSTENTABILIDADE E SOLUÇÕES QUE

AGREGAM VALOR AOS PRODUTOS FORAM TEMA DO

Happy Hour com Tecnologia

A

necessidade de focar na busca permanente por novas tecnologias e por componentes que contribuam para a sustentabilidade dos produtos foi o tema do Happy Hour com Tecnologia do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro , Calçado e Artefatos ( IB- TeC ), no dia 28 de abril . O vice-presidente executivo do instituto , Dr . Valdir Soldi , e o pesquisador e coordenador do Laboratório de Microbiologia , Dr . Markus Wilimzig , foram os painelistas , mediados pelo editor da Revista Tecnicouro , jornalista Luís Vieira .
O mediador abriu a discussão lembrando que o debate seria sobre um universo “ de criaturas que de tão pequenas só podem ser vistas pelos humanos através do microscópio , mas apesar disto elas geram consequências gigantescas para a humanidade , para a natureza e para o mundo dos negócios em si ”. E salientou ainda que “ até bem pouco tempo as discussões sobre microbiologia estavam relacionadas a uma abrangência muito restrita , de pesquisadores ou pessoas que trabalham em áreas com influência direta da microbiologia - que é o ramo da ciência que estuda esta área de microorganismos , como bactérias , fungos e vírus . Mas a partir de 2020 isto tudo muda , com o surgimento da pandemia da Covid-19 , que arrasou a economia , ceifando muitas vidas forçando 7 bilhões de pessoas no mundo inteiro a mudarem seus hábitos sanitários e de convivência e obrigando a Ciência a acelerar os estudos para colocar vacinas à disposição das pessoas .
Com tantas mudanças , o mundo dos negócios também teve que se reinventar . Empresas tiveram que encontrar novas maneiras para sobreviver . Entre elas , a criação e aplicação de tecnologias para incorporar materiais com potencial para combater a ação destes microorganismos e de outros , que são nocivos à saúde humana e ao meio ambiente .
As discussões da noite começaram com o Dr . Markus Wilimzig falando sobre a implantação do Laboratório de Microbiologia do IBTeC , para oferecer ensaios em áreas como de calçados , artefatos , tecidos , plásticos , tintas e EPIs . O coordenador contou um pouco do histórico do laboratório e sobre o crescimento da demanda , especialmente a partir do surgimento e utilização de normas , inclusive internacionais , para avaliação de microrganismos nos componentes do calçado . Sobre o momento da pandemia , Wilimzig chamou a atenção para o fato de que “ o mundo está se dando conta de como estruturas tão pequenas , como os vírus , podem influenciar tanto a nossa vida ”.
Dr . Valdir Soldi abriu sua participação afirmando que a nanotecnologia tem sido foco de intensas pesquisas nos últimos trinta anos , principalmente em áreas da saúde , como no encapsulamento de substâncias capazes de combater microorganismos como vírus e bactérias . Também explicou que “ no momento em que se pensou em fortalecer o Laboratório de Microbiologia , ficou claro que existem muitas novidades sendo utilizadas no mercado , e isto precisa ser trabalhado , mas não se implantam novas tecnologias de um dia para o outro ”.
Sobre a busca por novas alternativas que se aceleraram com a pandemia , salientou que “ temos trabalhado intensamente para atender às demandas que as empresas nos apresentam ”. E adiantou que nanotecnologia e soluções sustentáveis estão hoje no foco do Instituto .
O Dr . Markus Wilimzig falou do trabalho que já vem sendo feito para o setor de calçados , na busca de materiais biodegradáveis , e de componentes que ofereçam segurança ao usuário no sentido de combater fungos e bactérias , como os que afetam os calçados no aspecto de cheiro , por exemplo . Ele salientou que o Laboratório
64 • maio | junho