Revista Tecnicouro Ed. 327 Novembro - Dezembro 2021 | Page 13

TECNOLOGIA , SUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE do segmento têxtil

• Luís Vieira

Transformar fibras em fios e fios em tecidos para oferecer conforto , proteção e bem-estar ao usuário é a especialidade da indústria têxtil , que soma mais de 50 mil empresas e é a segunda maior geradora de empregos no Brasil . Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) são 1,5 milhão de pessoas empregadas em todo o Brasil , sendo 75 % de mão de obra feminina . O resultado de tamanha estrutura é um extenso portfólio de materiais disponibilizados para fabricantes de segmentos como vestimentas e calçados , os quais são elaborados com diferentes propósitos para atender às necessidades específicas de nichos como a moda , a prática de esportes ou ainda a segurança e proteção no trabalho .

Tendo a inovação tecnológica impregnada em seu DNA , a indústria têxtil brasileira é lançadora de tecnologias que impactam fortemente a vida das pessoas , seja pelo viés da performance ou da sustentabilidade . O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil ( Abit ), Fernando Pimentel , comenta que , dentre os avanços , os que representam maior impacto estão hoje relacionados principalmente a soluções em economia circular e demais conceitos amigáveis ao meio ambiente , além de tecidos tecnológicos e têxteis impregnados com sistemas eletrônicos . materiais em tecidos bicompostos - constituídos de misturas de algodão e poliéster , por exemplo .
Já as fibras naturais recicláveis e de fontes renováveis , a exemplo do algodão e da juta , são usadas para substituir as sintéticas , como o carbono , que são mais caras e de origem fóssil . Os tingimentos naturais que substituem produtos químicos para a coloração também são cada vez mais procurados . Além disso , alguns processos biológicos aplicados na fase de tingimento proporcionam uma redução média de 30 % no consumo de água e energia elétrica .
Outras soluções são o reuso dos resíduos têxteis gerados nos processos de fabricação , a transformação destes em novos materiais e as novas tecnologias como o knit , que evitam as sobras e o desperdício de recursos .
Baixo impacto ambiental
Na economia circular , os tecidos degradáveis feitos a partir de bioplásticos se destacam , assim como as soluções químicas para facilitar a separação dos
FOTOS LUÍS VIEIRA novembro | dezembro • 13