Revista Tecnicouro - Ed. 322 Janeiro / Fevereiro - 2021 | Page 42

ZERO GRAU SE TORNA MODELO EM SEGURANÇA SANITÁRIA para o segmento de eventos

A

feira Zero Grau , realizada pela Merkator Feiras e Eventos de 16 a 18 de novembro em Gramado / RS , apresentou ao varejo brasileiro em primeira mão as tendências em calçados e artefatos para a próxima temporada outono-inverno . Esta edição foi marcada por um ingrediente adicional : se trata da primeira feira setorial a retomar a modalidade presencial após a instalação da Pandemia da Covid-19 , e nos estandes as negociações aconteceram com todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores , visando a preservação da saúde dos expositores e visitantes .
Segundo a diretoria da Merkator , a realização do evento se tornou de um incremento importante para os próximos meses , tanto com saldo positivo para o final de 2022 quanto para um início de vendas aquecidas em 2021 . Os expositores confirmam a disposição de compras por parte dos lojistas visitantes . Os volumes de negócios e a quantidade de pedidos surpreenderam os fabricantes que vieram preparados para vender , mas estavam cautelosos . “ Realmente ocorreram muitos pedidos que acabaram ecoando aqui na administração da feira . Foram muitos depoimentos de industriais dizendo que atenderam lojistas ávidos por comprar e por novidades . Todos querem movimentar seus negócios e nada como lançamentos para deixar uma vitrine mais atrativa ”, diz o diretor da Merkator , Frederico Pletsch .
O empresário Renato Barboza , diretor da marca feminina La Femme , relata que o seu estande teve uma visitação expressiva . “ Nós vendemos muito bem , os lojistas foram chegando de forma organizada , tudo foi funcionado de maneira adequada e surpreendeu a nossa expetativa em questão de venda . Nós viemos para observar como o mercado reagiria a este evento presencial , mas tornou-se uma oportunidade de bons negócios , de conhecer novo clientes ”, enfatiza Barboza . Também Adriano Pires , diretor Comercial , Industrial e Técnico da marca infantil Kidy , diz que foi uma importante decisão da empresa em participar desta feira . “ A nossa empresa é situada em São Paulo , temos deslocamento de pessoas , com custos maiores , mas sempre acreditamos que tudo iria correr bem . E agora temos certeza que a decisão foi assertiva , pois , além da venda , teve o aspecto de estar em um dos quatro eventos importantes que o Brasil tem , de apresentação dos produtos da estação , neste caso da estação inverno . Então , foi uma decisão certa ”, diz ele .
Os dois grupos de micro e pequenas empresas que estiveram em estandes coletivos dentro da feira sentiram o reflexo positivo desta disposição do lojista de efetivamente fazer compras . Assim diz Maria Lúcia Chaves de Almeida , gerente comercial da ACI Novo Hamburgo / CB / EV do grupo Estação Moda RS que ficou surpresa com a visitação qualificada . “ Não ouvi aquela expressão : ah ! estava só olhando . Vieram para efetuar negócios , pois as lojas estão vazias , sem estoques ”, diz ela . Ela acrescenta que a Zero Grau virou modelo no Brasil , pois é a primeira feira presencial depois da chegada do Coronavírus ao País . Também Juliano Mapelli , executivo comercial do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas , do Grupo Três Coroas Shoes , afirma que o balanço geral da feira realmente está muito positivo . “ Muitas de nossas empresas apontaram um resultado superior da Zero do ano passado . Foi uma feira bem profissional com muita objetividade nas negociações . Mas a importância da Zero Grau vai além . Depois desta feira , tudo que vier para a frente vai ser mais fácil . A Zero Grau mostrou que é possível fazer um evento com segurança seguindo as restrições de rígidos protocolos sanitários . A feira foi um sucesso e encerramos felizes estes três dias ”, finaliza Mapelli . A próxima edição , em 2021 , acontecerá de 15 a 17 de novembro .
Protagonismo
A Merkator tem sido protagonista no segmento de feiras e eventos em todas as mostras que realiza : além de retomar a modalidade presencial na Zero Grau , em Gramado / RS , organiza a feira 40 Graus , que aconteceu no último mês de fevereiro , em João Pessoa / PB , que foi a última feira de calçados presencial antes da pandemia . Já o Sicc , realizado tradicionalmente em maio , também em Gramado / RS , foi a primeira mostra 100 % online , através da plataforma emerkator , com uma série de eventos e exposições virtuais realizados no último dia 7 de julho .
FOTO LUÍS VIEIRA
A feira foi a primeira do setor coureiro-calçadista a retomar o formato presencial
42 • janeiro | fevereiro