Revista Tecnicouro - Ed. 322 Janeiro / Fevereiro - 2021 | Page 36

DUPONT PREMIA PROJETOS PARA A PROTEÇÃO do trabalhador

As ideias mais inovadoras do

Brasil e da América Latina para redução de acidentes de trabalho , maior conforto de trabalhadores e aumento de produtividade nas empresas foram reveladas na noite de 9 de dezembro último , durante a cerimônia de premiação online do 10 º Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador .
O prêmio , promovido pela DuPont Personal Protection , é uma homenagem e reconhecimento de empresas e estudantes que aplicam ou sugerem as tecnologias DuPont para melhorar a segurança de profissionais da indústria . Durante o evento , foram divulgados os premiados em sete categorias , para os quais foram distribuídos viagens para os EUA , laptops e fones de ouvido sem fio .
Proteção Térmica
1 º lugar : Rockwell Automation - O projeto promoveu melhoria imediata na proteção de trabalhadores da área elétrica na fábrica de Jundiaí / SP com a troca de vestimentas mistas pelos inovadores trajes Nomex Essential Arc .
2 º lugar : Painco - Ao escolher vestimentas de DuPont Nomex Essential Arc , a empresa reduziu de 38 % para 20 % os riscos de queimaduras totais , elevou a vida útil dos EPIs de 50 para mais de 200 lavagens e garantiu maior conforto e mobilidade a seus funcionários .
3 º lugar : Santo Antônio Energia - A Hidrelétrica Santo Antônio passou por um amplo projeto de segurança do trabalho que envolveu a implementação da tecnologia DuPont Nomex Essential Arc . A Santo Antônio Energia , que gere a usina , garantiu maior proteção aos colaboradores , que confirmaram também o alto conforto oferecido pelo EPI .
Corte e Abrasão
1 º lugar : Vale - No projeto , a empresa passou a utilizar luvas , mangotes e vestimentas com a tecnologia Kevlar Armor , aumentando o nível de proteção , conforto e destreza .
2 º lugar : Parker - Ao perceber que luvas de malha não estavam protegendo as mãos de trabalhadores contra temperaturas de até 240 º C , a Parker Hannifin decidiu buscar EPIs que efetivamente atendessem ao triângulo proteção-temperatura-destreza . A solução foi a tecnologia Kevlar , da Du- Pont , que em testes ofereceu proteção por mais tempo , mais destreza , ergonomia , além de economia .
3 º lugar : Michelin - A fabricante de pneus quadruplicou ( de 7 para 27 dias ) a durabilidade de luvas de proteção ao mudar os EPIs de couro por Kevlar no serviço de troca de lâminas de um equipamento de extrusão de borracha em Itatiaia / RJ . A tecnologia DuPont ampliou proteção contra corte , abrasão e altas temperaturas , garantiu maleabilidade / destreza e reduziu custos em 68 % a longo prazo .
Proteção Química
1 º lugar : Nissan - A montadora elevou os padrões de segurança contra lesões por baixa temperatura durante o processo de jateamento com CO 2 em seu complexo industrial em Resende / RJ . Com a implantação de macacões com a tecnologia Tyvek , atingiram a marca histórica de 400 dias sem acidentes com afastamento no setor de pintura , a reduzir índices de sujidade no processo e a economizar graças à durabilidade dos EPIs .
2 º lugar : Ball - Atuante no mercado de alumínio , instituiu um amplo projeto de treinamento de colaboradores , em todas as suas unidades da América do Sul , para a conscientização sobre a importância do uso correto das vestimentas de proteção Tychem 4000 para a efetiva proteção química no ambiente de trabalho .
3 º lugar : ArcelorMittal - Os macacões de segurança DuPont Tyvek 500 foram a solução ideal encontrada pela companhia para proteger trabalhadores de uma mina em Itatiauçu / MG contra agentes como óleo , graxa , desengraxantes e poeira . A decisão garantiu maior proteção e conforto dos colaboradores e redução de trocas diárias dos EPIs , com significativa redução de custos .
Internacional América Latina
1 º lugar : Sunshine Bouquet / Colômbia - especialista em produção e ex-
36 • janeiro | fevereiro