Revista Sintonia de Bambas A Revista Nobre do Samba e da Boa Música | Page 4

Revista Sinotnia de Bambas 04

Paixão pelo

Futebol

de Várzea

forma Cidadãos

Diante dos obstáculos para sobreviver numa nova cidade, a família de Admardo Armond, torcedor fanático do Fluminense deixou o Rio de Janeiro em 1955 e aportou no bairro de Guaianases. Apaixonado por futebol, fez do campo batido de terra, um reduto para aquele jogo de final de semana e do churrasco entre os amigos. Uma paixão que orgulha todo o bairro de Guaianases, e hoje, é uma das grandes conquistas no desenvolvimento cultural e esportivo da Zona Leste da Capital.

Logo, os encontros entre amigos ficaram sérios e no primeiro jogo oficial do novo clube da várzea paulista, que deveria receber o nome do Fluminense, o inesperado veio a acontecer.

Chegando no vestiário com minutos antes do jogo, toda a família e jogadores foram surpreendidos pelo erro na confecção das cores do fardamento do time. Como não havia mais tempo e dinheiro para trocar o uniforme, eles se reuniram rapidamente e decidiram que o tricolor de Guaianases ficaria com o preto e branco no uniforme e para diferenciar do clube carioca ganhou o nome de Grêmio Botafogo Futebol Clube.

Consolidando a cultura do bairro, com o senso de família e amigos, o futebol varzeano do Botafogo de Guaianases ganhou nome e prestígio pela Capital, e até hoje, é respeitado e admirado aonde quer que chegue para disputar um amistoso, um jogo entre veteranos e novatos, dentre os mais diversos campeonatos de várzea que ganham espaço pela Capital.

O time do ‘fundão’ da Zona Leste, atualmente conta com uma estrutura de quase 240 metros quadrados na sede social do clube na Rua Professor Alexandre Monat, 166. Lá, jovens craques participam dos treinamentos de segunda à sexta entre às 08h às 17h, com o compromisso de levar com seriedade a rotina escolar e tirar boas notas.

Quando a dificuldade pediu mudanças surgiu um grande orgulho futebolístico da várzea, o Botafogo de Guaianases. Nascido, criado e eternizado em bairro da Zona Leste de São Paulo, o clube joga um ‘bolão’, ao colaborar na formação dos jovens na região.

entre muito outros.

Josy Dinorah