Revista Sesvesp Ed. 159 | Page 18

lockdown , você diminui a circulação viral também , mas você tem os outros problemas que é diminuição da atividade econômica isso aqui é muito prejudicial também . Hoje em dia nós temos praticamente a atividade econômica em um nível normal ou quase normal e presenciamos uma queda no número de internações em UTI . Isso se deve à vacina e o mais importante é que a vacinação nitidamente está levando a uma diminuição o número de casos de internações e consequente diminuição da mortalidade . Quem sabe , quando tivermos uma diminuição da circulação do vírus , e não basta um pequeno grupo de pessoas estarem imunizadas , você precisa de uma boa parte da população imunizada e com isso você não ter a circulação do vírus , o número vai cair muito aí teremos uma infecção isolada de algumas pessoas e provavelmente aí sim já saímos dessa situação de pandemia .
4 – A prática de uso das máscaras , álcool em gel , lavagem de mãos e distanciamento ainda devem ser mantidas por quanto tempo ? A pergunta se deve aos casos nos EUA e Europa , sobretudo Reino Unido que quase baixaram todas as guardas e ainda veem os casos subirem . Bem verdade sem aumento de número de mortes . Com certeza ! Veja , qual foi o grande problema da liberação do uso de máscaras ? Vamos pegar , por exemplo , um país como Israel . Lá houve uma atuação fantástica , foi o primeiro país a se vacinar , o primeiro país a atingir uma quantidade suficiente de pacientes de pessoas vacinadas e que levou aquela imunidade , teoricamente , uma unidade de rebanho e você diminuiu e quase zerou a circulação do vírus , porém como a fronteira não era 100 % fechada veio a cepa Delta que agora está aumentando novamente os casos em Israel . Então o uso de máscara e álcool gel mais o distanciamento é fundamental porque você tem a pessoa que está vacinada como a vacina da Pfizer em Israel e essa pessoa recebe uma visita de uma outra pessoa contaminada pela cepa delta em que a eficácia da vacina não é tão alta assim , ela pode pegar o vírus e aí que acontece ? Ninguém está usando mais a máscara , fica junto na aglomeração , vão em boates e em jogos de futebol e aí o vírus começa a se disseminar novamente . Então na minha opinião , até que esse vírus pare de circular no mundo inteiro , nós temos que manter um certo grau de distanciamento , higienização com álcool gel sempre e uso de máscaras . Quando a gente já tiver em quase todos os locais uma queda significativa do vírus e essas fronteiras estarem abertas e com segurança , aí sim talvez seja o momento de abandonar o uso de máscaras e de uma higienização tão agressiva assim .
5 – Como vê o avanço das variantes ? O que fazer para que não de crie um super vírus ? Então , infelizmente quando você não tem um controle adequado da circulação do vírus , ele vai ganhando resistência e se tornar um vírus mais forte , ou seja , cujas vacinas não tenham eficácia completa sobre ele . Então , e o mais importante é uma vacinação rápida , uma vacinação em massa . Não adianta você ir vacinando 5 % da população a cada 2 meses , pois quando chegar a 40 % as primeiras pessoas vacinadas já começam a perder uma certa eficácia e somado aos outros 60 % ainda não receberam começam a se infectar . Aí você começa a ter uma infecção com outro tipo de infecção com outro tipo de vírus . Seguramente o mais importante é uma vacinação rápida e eficaz , em massa para conter o aparecimento de novas variantes .
6 – Acredita que com campanhas de vacinação constantes , a COVID-19 possa ser controlada totalmente ? Acredito que as campanhas de vacinação são superimportantes . Pela rapidez para conter a transmissibilidade do vírus . A partir do momento em que você tiver a vacinação e a disponibilização para todos , conseguiremos conter essa transmissão e a circulação do vírus .
7 - Por fim , pela sua experiência , acredita que devemos nos preparar para outras pandemias ? De que forma ? Este foi um questionamento feito logo no começo . Com certeza essa pandemia vai embora não sabemos quando , mas nos livraremos dela . O vírus veio para ficar , pode ter certeza que a vacinação de CO- VID-19 entrou agora na com seu lugarzinho na carteira de vacinação . Acredito que ganhamos muito conhecimento para uma próxima pandemia . Espero que ela nunca venha , mas se caso ela venha nós já tivemos um certo acúmulo de conhecimento de tentar principalmente fazer a prevenção , para que não ocorra essa disseminação de um vírus . Acho que para isso o mundo aprendeu não só na questão da atuação da população , mas também dos hospitais em relação à da tratamento de pacientes numa pandemia .
18
ENTREVISTA - ESPECIAL COVID-19