Revista Sesvesp Ed. 132 | Page 30

QUEM FAZ O SESVESP

QUEM FAZ O SESVESP

DESAFIO SOMADO À DEDICAÇÃO RESULTA EM CRESCIMENTO

COORDENADOR FINANCEIRO DO SESVESP FALA SOBRE CARREIRA , PLANOS E APRENDIZADO

Em novembro de 2009 , Diego Ignácio , 31 , começou a sua história no Sindicato das Empresas de Segurança Privada , Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo ( SESVESP ). Hoje , como coordenador financeiro , nos conta um pouco da sua trajetória .

Empregado na área de licitações , foi pego de surpresa assim que chegou : “ Fui contratado pelo Ailton Barbosa , coordenador da área na época , e pelo Edson Rodrigues , ex-Secretário Executivo . Logo no primeiro dia de trabalho , enquanto fazia a integração , fui informado que Ailton Barbosa , meu superior , estava se desligando da empresa em busca de novos objetivos . Fiquei surpreso e , ao mesmo tempo , preocupado . Decidi não me prender a esta situação e me coloquei à disposição ”, descreve Diego .
Quem assumiu o cargo de coordenação foi Ângelo Martins Birgolin , que futuramente lhe ensinou muito sobre a rotina do trabalho , como , por exemplo , a análise e acompanhamento dos processos licitatórios , legislação e demais atividades do setor . “ Foi um momento essencial
30 Revista SESVESP
Diego Ignácio , coordenador financeiro do SESVESP
na minha carreira , que contribuiu muito para minha formação pessoal e profissional . É muito inspirador aprender com um excelente profissional ”, disse ele .
A partir daí , Diego começou a entender , de fato , as necessidades do segmento e suas particularidades . Durante as conversas que teve com representantes das empresas , percebeu que havia sempre uma preocupação em comum : a composição de custo para contratação . A reclamação principal era sobre inexequibilidade dos valores , porém , sem evidenciar as informações , o que deixava tudo muito vago . Pensando no que poderia melhorar , ele decidiu estudar sobre o assunto .
“ Desenvolvi uma planilha de custos que me permitiu , no decorrer da licitação , apurar a margem de lucro de cada um dos contratos . Conforme os valores iam aparecendo , deduzindo encargos , benefícios , impostos e tirando as despesas administrativas - que cada empresa tem seu percentual - , sabia o valor líquido que sobraria em cada um dos contratos ”, disse ele . Portanto , ao chegar no SESVESP com o relatório pronto , ele tinha o seu parecer sobre a licitação e seus desdobramentos formalizados .
Devido ao bom desenvolvimento e dedicação no trabalho , Diego obteve reconhecimento na entidade e , assim , quando surgiu a oportunidade dentro do departamento financeiro , foi convidado por Edson Rodrigues a assumir o cargo de analista financeiro . Ele nos conta com orgulho a importância deste dia : “ Era um momento completamente novo em minha carreira , a responsabilidade era grande e o desafio também . Não pensei duas vezes , aceitei . Senti-me extremamente motivado para mostrar meu trabalho e colocar em prática meus conhecimentos , podendo , assim , aprimorar a eficiência e efetividade do departamento , trazendo benefícios para a instituição e seus associados ”.
O administrativo não é mistério para ele , que sempre trabalhou na área , porém em empresas que , devido às suas necessidades , possuíam vários departamentos - cada um com uma atribuição específica preestabelecida . Segundo Diego , o SESVESP possui uma interface diferente que não exige esta necessidade , o que resulta para ele , uma absorção maior em diversas atividades nas áreas : financeira , planejamento , orçamento , fiscal , tributária , contábil , controladoria , trabalhista e econômica , o que tem sido de extrema importância para sua evolução profissional .
Constantemente preocupado em desempenhar um papel de excelência em seus controles , ele procura se manter atualizado às necessidades do mercado , já que fora as funções internas existe o serviço de assessoria para as empresas associadas ao SESVESP , além da Associação Brasileira das Empresas de Vigilância ( ABREVIS ) e Federação de Câmaras e Associações de Empresas de Segurança Privada de Países do Mercosul ( FESESUL ).
Sobre o futuro , Diego conta que possui diversos projetos que , com o apoio da Diretoria Executiva , certamente serão implementados , visando o desenvolvimento continuo do âmbito , primando pelo associativismo e cumprindo com a missão do Sindicato , acreditando que o setor de serviços tem muito a evoluir e que para isto , ter a mente aberta e estar preparado para as mudanças é um excelente caminho , para quem sabe até , tornar o domínio uma ‘ referência ’ em economia . “ O desafio , para quem gosta de voar , é uma oportunidade de crescimento , não uma barreira ”, completou . ■