Revista Sesvesp Ed. 128 | Página 14

EM FOCO

O PAPEL DO SINDICATO

Fomentar o desenvolvimento das empresas, defender os interesses da categoria e conquistar benefícios aos associados e avanços para o setor são prioridades do SESVESP
também têm a oportunidade de expor ferramentas úteis, que podem vir a beneficiar os associados, caso firmem parceria com o sindicato.
Istcok

N

ão importa se pequenas, médias ou grandes, as empresas de segurança privada enfrentam problemas similares, específicos da atividade, além das dificuldades inerentes a qualquer negócio envolvido com a prestação de serviços. Auxiliar os empresários a superar os obstáculos, defender os interesses da categoria e conquistar benefícios para seus filiados e melhorias para o setor são o foco principal do trabalho do SESVESP.
A atuação do sindicato ultrapassa as negociações sobre as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho e o valor do índice de reajuste anual.
Ele acompanha e analisa a evolução do mercado, os novos modelos de gestão, as inovações tecnológicas, as atualizações da legislação e o cenário político, e dissemina essas informações a todos os associados, a fim de que eles possam ter uma visão global do seu negócio.
No mundo empresarial atual não há mais lugar para amadorismos. Para não ser engolido pela concorrência, é imperativo oferecer um serviço de qualidade. Capacitação é fundamental para manter e conquistar clientes. Atento a essa reali- dade, o SESVESP promove cursos e palestras em todas as unidades.
A busca por parcerias que possam reverter em vantagens especiais de produtos e serviços aos associados é constante. Como exemplo são os cursos a distância do Sebrae / SP, que estão à disposição dos filiados e podem ser acessados pela internet 24 horas de qualquer lugar do mundo.
Orientar em questões jurídicas, fiscais e tributárias; acompanhar os editais de licitação; impetrar ações judiciais coletivas; propor projetos de lei; pressionar os parlamentares em prol dos interesses do setor e se posicionar na mídia sobre temas que possam denegrir a imagem da categoria, também são atribuições do sindicato. O SESVESP ainda organiza eventos, que reúnem empresários e especialistas de diversas áreas e de órgãos públicos, para expor tendências, discutir os entraves do setor, integrar e promover networking, entre outros fins.
Nas plenárias mensais, abertas à participação de todos os filiados, são discutidas as questões mais relevantes, definidas estratégias de ação e apresentados novos associados. Profissionais de diversas áreas, como de tecnologia e pesquisa,
Presente em todo o estado Ciente da importância de expandir sua representatividade e da grandiosidade de São Paulo, o SESVESP definiu seis macrorregiões estaduais, onde implantou delegacias regionais em cidades estratégicas, que cobrem os municípios do entorno: ABC, Bauru, Campinas, Santos, São Carlos e São José dos Campos.“ O papel das filiais é transmitir conhecimento e levar aos empresários do litoral e interior as ferramentas disponíveis na matriz.
A capacitação aumenta as chances de sucesso. Na medida em que as empresas se fortalecem, mais forte se torna a entidade, o que amplia as condições do sindicato de conquistar mais benefícios aos associados e a todo o setor”, avalia o diretor de delegacias regionais do SESVESP, João José Andrade de Almeida.
O sindicato não poupa esforços na busca por mais avanços – vale frisar que o trabalho de todo o corpo diretivo é voluntário. No entanto, o trabalho do SESVESP depende da participação dos associados. Engajá-los nas ações do sindicato é extremamente importante. Eles são a fonte para identificar os gargalos da atividade, auferir dados fidedignos nas pesquisas e estudos, identificar e denunciar as empresas clandestinas, entre outras.
Recentemente, o corpo a corpo dos empresários em Brasília( DF) contribuiu para que o projeto de lei que atualiza a regulamentação do setor fosse concluído em comissão especial no Congresso.
14 | Revista SESVESP