revista Rihanna | Page 6

O segundo single do álbum foi "Shut Up and Drive", que traz um ritmo rock/pop e também possui samples do single de 1999 dos Orgy, "Blue Monday", que por sua vez foi uma versão alternativa da canção de 1983 da banda New Order.[112] A canção foi top 5 em países como Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

O terceiro single foi "Don't Stop the Music" e segue por um ritmo mais dance. A canção tem a produção de Evan Rogers, contendo amostras de "Wanna Be Startin' Somethin'" de Michael Jackson, o "Ma ma se, ma ma sa/ma ma coo sa".

No ano de 2008, ganhou um Grammy de Best Rap/Sung Collaboration pela canção "Umbrella"e recebeu outras cinco nomeações em 2008, nos Grammy Awards, nas categorias de "Best R&B Song", "Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals" por "Hate That I Love You", "Best Dance Recording" por "Don't Stop the Music", "Record of the Year", "Song of the Year". Rihanna foi também um dos destaques da premiação francesa, "NRJ Music Awards", pois abriu a cerimónia com a canção "Don't Stop The Music".

A resposta da crítica a este trabalho foi positiva. Com uma nota média de 72% baseada em dezassete análises no Metacritic, que transforma todas as classificações em percentagens.[121] Entertainment Weekly descreveu como sendo um "empréstimo" do género R&B da década de 1990 para o tornar num álbum "delicioso" de verão.[122]

Grammys

6