Revista Portal Fev 2017 | Page 17

A era do

VR

Há muitos fatores a considerar antes de comprar um óculos de realidade virtual, também conhecido como VR. A chegada do Oculus Rift aumentou o interesse pelos headsets, mas o fato é que existem pontos positivos e negativos em adquirir um modelo agora. Aspectos como exigências do PC, compatibilidade com outros dispositivos e disponibilidade precisam ser observados antes de investir no acessório. Confira tudo o que você precisa saber sobre os óculos VR.
1. Hardware poderoso
A tecnologia de realidade virtual requer um computador com hardware potente. Para se ter uma ideia, os requisitos mínimos de um computador compatível com o Rift abrangem placa de vídeo NVIDIA GTX970, processador Intel i5-4590, memória RAM de 8 GB, saída HDMI 1.3, portas USB 3.0 e Windows 10 de 64 bits. Sendo assim, quem quiser um óculos VR provavelmente terá que desembolsar mais do que o valor do headset. Comprar o dispositivo pode implicar em ter que adquirir um novo PC ou, pelo menos, peças para fazer upgrade.
2. Preço alto
Existem algumas opções de óculos de realidade virtual por menos de R $ 100. No entanto, esse valor não corresponde aos tops de linha. O Gear VR, feito pela
Samsung em parceria com a Oculus VR, sai por R $ 799. O Oculus Rift custa quase o triplo, vendido por US $ 599.
3. Tecnologia revolucionária
Se até aqui apresentamos alguns aspectos negativos dos óculos de realidade virtual, é preciso lembrar a razão de tantos gastos: trata-se de uma tecnologia revolucionária. O visor de 360 º dividido em dois provoca uma sensação de imersão sem precedentes, que muda completamente a experiência com games. O jogador deixa de assistir ao jogo e passa, efetivamente, a fazer parte dele.
4. Google Cardboard
O dispositivo de realidade virtual mais barato é o Google Cardboard. Feito de papelão, o óculos pode ser comprado por apenas US $ 15 ou montado pelo próprio usuário( faça o download em: vr. google. com). O baixo custo, porém, traz suas desvantagens. Uma delas é que o corpo de papelão está longe de ser resistente. Outro detalhe é que o device só funciona com smartphones. Ainda que o app Cardboard esteja disponível para iOS e Android, a quantidade de jogos VR nessas plataformas ainda é relativamente pequena. Mas vale a pena experimentar e aguardar os lançamentos!
17