MUNDIAL
MUNDIAL
IAAF ganhadores de medalhas em provas individuais.
Joaquim Cruz merece citação especial, ao ganhar a medalha na primeira edição do Mundial, com apenas 20 anos. Em 1984, levaria o ouro olímpico nos 800 m nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Sanderlei, Jadel e Luiz Antonio também tiveram carreiras internacionais importantes.
Dois atletas têm inegável relevância nas conquistas do revezamento masculino 4x100 m. Além de atuarem no bronze conquistado em Sevilha, André Domingos e Edson Luciano também correram para ganhar a prata em Paris 2003, na França. Só que, na capital francesa, tinham Vicente Lenilson de Lima e Claudio Roberto Souza nos lugares de Raphael de Oliveira e Claudinei Quirino.
Se o Brasil esteve 12 vezes no pódio, os atletas brasileiros foram mais 47 vezes às finais de suas provas no Campeonato Mundial – ficando do 4 º lugar ao 8 º –, sendo 35 em provas individuais e 12 em revezamentos. Um dado importante é que essas finais foram alcançadas em praticamente todas as modalidades do Atletismo. Para constatar, observemos a lista de provas que tiveram brasileiros entre os oito primeiros.
IAAF
Claudinei Quirino, maior vencedor em Campeonatos Mundiais
seu antecessor, Robson Caetano da Silva.“ Ganhei medalha olímpica nos 200 m, mas em Mundiais só o Claudinei subiu ao pódio pelo Brasil”, lembra Robson, quarto colocado em Roma 1987, Tóquio 1991 e Gotemburgo 1995.
Sanderlei Claro Parrela, prata nos 400 m em Sevilha 1999, Jadel Gregório, prata no salto triplo em Osaka 2007, no Japão, Joaquim Carvalho Cruz, bronze nos 800 m, em Helsinque 1983, e Luiz Antonio dos Santos, bronze na maratona em Gotemburgo 1995, na Suécia, foram os outros
José Luiz Barbosa, prata e bronze nos 800 m
14