REVISTA PODIUM Revista Podium edição 12 - Mai 2017 | Page 8

ASSEMBLEIA GERAL

ASSEMBLEIA GERAL

Atletismo cria Conselho de Direção

Wagner Carmo / CBAt
Representantes das Federações, clubes, atletas, treinadores e árbitros na Assembleia Geral

O dia 31 de março de 2017 entrará na história do Atletismo nacional. São vários os motivos. Entre eles, mais uma vez, está o caráter inovador da Assembleia Geral da CBAt, que naquele dia mostrou sua face na reunião extraordinária da manhã e no encontro ordinário da tarde. O hotel Pestana, na região dos Jardins, na capital paulista, recebeu os mais de 40 membros plenos da Assembleia, ou seja, com direito a voz e voto, para decidir os destinos do Atletismo no País.

Representantes dos atletas, treinadores e árbitros, juntaram-se aos presidentes das Federações Estaduais e dirigentes de clubes, como ocorre desde 2010, ano em que atletas e clubes passaram a ter lugar no poder maior da entidade. No total: 42 dos 45 membros da Assembleia deste ano estavam presentes.
Assim, a CBAt – a entidade de esportes olímpicos do País com maior número de integrantes na Assembleia – deu legitimidade ainda maior às decisões ali tomadas. Uma das providências, por sinal, foi dar posse aos membros do Conselho de Direção, órgão que já fora aprovado na Assembleia anterior.
“ O Conselho de Direção tem, entre outros poderes, o de vetar as contas da entidade, mesmo que já aprovadas pelo Conselho Fiscal”, explica o presidente da CBAt, Toninho Fernandes.“ Os conselheiros podem, também, convocar a Assembleia Geral”, diz Toninho.“ A importância do Conselho no Atletismo cresce ainda mais pela credibilidade que merecem aqueles que o compõem”, complementa o dirigente.
Um dos integrantes é o empresário Edemir Pinto, presidente da B3( antiga BM & FBovespa), terceira maior bolsa do mundo e mantenedora da equipe campeã do Troféu Brasil Caixa de Atletismo de 2002 a 2015. Edemir construirá uma casa para crianças e jovens órfãos, de 5 a 18 anos, em Bragança Paulista, na área em que ficava o antigo clube da Rede. Parte desta área ele alugou para a CBAt instalar o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, o CNDA.
Ex-presidente da Bolsa, vice-presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, Manoel Felix Cintra Neto foi o criador do clube de Atletismo mantido pela empresa. Manoel Felix esteve na Assembleia e falou que sente“ entusiasmo com a nova função no esporte”.
8