REVISTA PODIUM Revista Podium edição 12 - Mai 2017 | Page 46

INCLUSÃO

INCLUSÃO

O Atletismo na formação da cidadania

O

Centro Vocacional da Criança e do Adolescente de Cândido Mota( CVC Mota), no interior de São Paulo, passou a ser uma referência, especialmente nas competições de cross country da CBAt. Nesta temporada, duas atletas da equipe foram campeãs da Copa Brasil Caixa da modalidade, a 5 de fevereiro, no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste da capital paulista.
Na categoria sub-20, Graziele Zarri disputou a Copa Brasil pela quinta vez e conquistou a quinta vitória. Ela completou os 6 km em 26:17, se despedindo das categorias de base com 100 % de aproveitamento na competição.“ Foram três vitórias na faixa Sub-18 e duas na Sub-20. Não poderia estar mais feliz”, disse a atleta nascida em Sorocaba( SP) e radicada em Cândido Mota. Ela treina no projeto social desde os 6 anos de idade. Este ano, na sub-18, a vitória foi de Bianca Vitória dos Santos, assim como Graziele também treinada por João Nicolau dos Santos.
Como consequência dos bons resultados, João Nicolau foi convocado pela CBAt para ser o treinador da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, realizado a 19 de fevereiro, em Santiago, no Chile.
“ O alto nível não é a meta da equipe de Atletismo do CVC Mota. Tanto que passamos nossos atletas para outros clubes, quando chegam à idade adulta, especialmente para o Pinheiros, com o qual temos um convênio”, comenta o treinador.
Graziele Zarri, pentacampeã brasileira de cross country
“ Nosso projeto no Atletismo existe desde maio de 2000. Ao longo de quase 17 anos, expandiu-se e atualmente conta com 250 crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos, de famílias de baixa renda, onde o maior objetivo é afastá-los das ruas e dos riscos existentes nesta condição”, prossegue João Nicolau.
“ Procuramos proporcionar um futuro melhor, por meio do esporte, promovendo hábitos saudáveis, potencialidades e consequentemente melhores condições de vida”, lembra o técnico.
Durante este tempo, em competições de rua, seus atletas ganharam muitos prêmios. O treinador contabiliza 78 bicicletas, R $ 68 mil em dinheiro, centenas de troféus e milhares de medalhas( as premiações ficam com os atletas).
O CVC Mota, que fica na Rua São Caetano, 1046, é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal. A Organização dá também cursos profissionalizantes, preparando crianças e adolescentes para o mercado de trabalho.
Wagner Carmo / CBAt
46