MARCHA ATLÉTICA
MARCHA ATLÉTICA
Erica Sena vence etapa do Circuito Mundial
Wagner Carmo / CBAt
Erica Sena conquista ouro no México
A
pernambucana Erica Rocha de Sena( B3 Atletismo, antiga BM & FBovespa) começou muito bem a temporada 2017. Aliás, ela obteve a melhor estreia em toda a carreira, conseguindo, em duas provas válidas pelo Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF, os índices exigidos para o Campeonato Mundial de Londres, que será disputado em agosto.
Sétima colocada nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Erica, de 31 anos, obteve o tempo de 1:30:39 e a medalha de prata em sua primeira prova da temporada, ao completar os 20 km de Ciudad Juárez, no México, no dia 12 de março. Uma semana depois venceu o GP de Monterrey, no mesmo país, com 1:32:07( o índice na prova é 1:36:00).
“ Fiquei feliz com o resultado em Ciudad Juárez e pela vitória em Monterrey. Já havia ficado entre as três primeiras, mas nunca havia vencido uma etapa do Circuito Mundial.“ Foi uma competição muito di�cil, debaixo de forte calor, com adversárias de alto nível”, comemorou a atleta.
Recordista sul-americana com 1:27:18, Erica vive em Cuenca, no Equador, onde treina com o marido e também marchador Andrés Chocho.
Erica Rocha de Sena nasceu na cidade de Camaragibe a 3 de maio de 1985. Até o ano passado, ela obteve grandes resultados, como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. No mesmo ano, no Mundial disputado em Pequim, na China, alcançou a sexta colocação.
Em 2016, ela subiu ao pódio no Mundial de Marcha por Equipes, disputado em maio, em Roma, quando ganhou a medalha de bronze. Assim, depois de duas temporadas como destaque mundial na marcha atlética, Erica parte decidida a buscar um bom resultado no Campeonato Mundial de Atletismo marcado para Londres, na Grã-Bretanha, de 4 a 13 de agosto.
No masculino, a marcha atlética brasileira também conquistou bons resultados, graças às performances de Caio Oliveira de Sena Bonfim. O brasiliense( CASO-DF), de 26 anos, assim como Erica Sena no feminino, também subiu ao lugar mais alto do pódio em uma etapa do Circuito Mundial da IAAF: foi em 15 de abril, na cidade de Taicang, na China, quando ele conquistou a medalha de ouro com o tempo de 1:22:16.
Com esta marca, Caio Bonfim fez novamente o índice de qualificação para o Mundial de Londres, que é 1:24:00. Isto porque, a 1 º de abril, ele fora o sétimo colocado com 1:22:13, na etapa de Rio Maior, em Portugal.
Antes, em março, no dia 5, na cidade de Bragança Paulista( SP), Caio venceu a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética: foi sua estreia na temporada e ele comemorou a conquista do hexacampeonato no evento. Ele marcou 1:30:05 e explicou:“ Foi minha primeira competição depois da Olimpíada e busquei a vitória, não pensei em tempo.”
Depois de Bragança, Caio foi para o México e, embora tenha terminado em 21 º lugar, melhorou seu tempo para 1:26:47.
Caio nasceu em Brasília( DF), a 19 de março de 1991. Desde muito cedo ele foi apresentado à marcha atlética. Nada mais normal, já que sua mãe, Giane�, foi recordista brasileira e sete vezes ganhadora do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.
Para completar, desde sempre ele treina com seu pai, João Evangelista de Sena Bonfim. O primeiro sucesso conseguiu no Mundial Sub-20 do Canadá em 2010, quando foi o quarto colocado.
16