NOVO CICLO
NOVO CICLO
As ações do Atletismo na temporada
Wagner Carmo / CBAt
Membros da Assembleia Geral visitam o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo em Bragança Paulista
Uma das ações da CBAt neste começo de 2017 foi o acerto do convênio com a Playpiso, representante no Brasil da Mondo, uma das principais marcas de pista de Atletismo do planeta. Com isso, as obras de recuperação da pista do antigo Clube da Rede em Bragança foram realizadas. A área foi comprada pelo empresário Edemir Pinto, que alugou parte para a Confederação instalar no local o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo( CNDA).
No momento já treinam no local os finalistas olímpicos do arremesso do peso nos Jogos do Rio 2016: Darlan Romani, quinto colocado no masculino, e Geisa Arcanjo, nona no feminino( foi a sétima em Londres 2012). Ambos treinam com o especialista cubano Justo Navarro, contratado pela CBAt.
“ Mais atletas de ponta treinarão no CNDA em preparação para os grandes eventos deste ano e também com vistas ao novo ciclo olímpico, que nos levará a Tóquio 2020”, diz o presidente da CBAt, Toninho Fernandes.“ Além de recuperar a pista e as áreas de treinamento, pretendemos fazer outras melhorias, como a construção de alojamentos, mas aí precisaremos do apoio de nossos parceiros”, fala o dirigente.
Também deve ser realçado o início dos trabalhos da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo( RNTA), um projeto da CBAt em parceria com o Ministério do Esporte. Dois campings de treinamento já foram realizados em janeiro e fevereiro no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo( CNTA), na Comissão de Desportos da Aeronáutica( CDA), no Rio.
“ Foram dois campings com dezenas de atletas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e alguns de outros Estados”, afirma o gerente geral da RNTA, Luis Viveiros.
Na mesma época, na Polônia, o campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz fez uma preparação para a temporada indoor. O resultado foi que subiu ao pódio nas três competições que disputou, ganhando uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Depois Thiago fez seu segundo camping, já em preparação para as competições em estádio, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, junto com seu técnico Vitaly Petrov.
Outro grupo, formado por atleta da faixa etária sub-23, faz camping de treinamento e competição no estado norte-americano da Flórida, com o comando do treinador Carlos Cavalheiro. Ao mesmo tempo, Darlan Romani e Geisa Arcanjo fazem temporada de treinamento e participam de torneios com o grupo.
“ Os campings do Thiago, Darlan, Geisa e sub-23 acontecem graças à parceria da CBAt e o COB( Comitê Olímpico do Brasil), com recursos da lei Agnelo / Piva”, lembra o superintendente da Confederação Antonio Carlos Gomes.
12