REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 6

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE

O Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo

POR JOSÉ ANTONIO MARTINS FERNANDES *

Dia 27 de outubro de 2016 . Está aí uma data histórica para o Atletismo brasileiro . Neste dia , assinamos oficialmente o contrato de locação da área onde funcionará o Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo ( CNDA ), no município de Bragança Paulista , na região de Campinas ( SP ).

Importante lembrar que as negociações , em todas as suas fases , foram aprovadas de forma unânime pela família do Atletismo , reunida na Assembleia Geral da CBAt , formada por representantes de todos os segmentos da comunidade . O contrato foi celebrado junto ao empresário Edemir Pinto , proprietário da área , que fora sede da equipe Rede , e vigorará até 1 º de novembro de 2036 .
Como já havíamos acertado , a CBAt não terá de pagar aluguel pelo uso das instalações do Centro nos primeiros 18 meses e terá desconto de 50 % nos 12 meses seguintes . Só depois deste período pagará R $ 10 mil mensais em valores de hoje , atualizados .
Vale esclarecer que dos 264.067,29 metros quadrados a CBAt utilizará exatos 81.265 metros quadrados , área em que se concentra uma pista oficial de nível internacional , uma pista de aquecimento coberta , dez amplas salas de trabalho , além de equipamentos e materiais adequados a uma infraestrutura exemplar para um local que será sede de competições e de treinamento de alto nível .
Estivemos visitando Bragança no último dia 4 de novembro . Podemos afirmar que as condições são ideais para que a CBAt desenvolva seus trabalhos . Aliás , reunimos condições de dizer , tranquilamente , que o Centro ora em pauta estará entre os melhores do Brasil .
No momento , estamos desenvolvendo projetos visando a viabilização de alojamentos de qualidade para 80 atletas e , também , a efetivação de um amplo almoxarifado destinado a guardar equipamentos , materiais e implementos esportivos .
Em paralelo , prosseguem nossas gestões junto ao Ministério do Esporte , para que o CNDA em Bragança seja o nosso local oficial de treinamentos , uma vez que na capital bandeirante não dispomos de infraestrutura adequada . Após a aprovação , daremos sequência à contratação de profissionais especializados para atuar na Rede Nacional de Atletismo em Bragança Paulista , de acordo com a legislação vigente e conforme requer o Ministério do Esporte .
Nesse processo de seleção profissional julgamos ter experiência , pois o mesmo já foi realizado quando da implantação do Centro Nacional Caixa de Treinamento de Atletismo do Rio de Janeiro , com sede na Comissão de Desportos da Aeronáutica ( CDA ).
Em termos econômicos , a CBAt passa por momento de decisões , pois contratos firmados estão chegando ao término . Todos são importantes , sem dúvida . Mas , para a saúde financeira da Confederação , é fundamental o contrato com a CAIXA , a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro , cujo vencimento ocorre no próximo dia 31 de janeiro de 2017 .
Estamos confiantes , pois o nosso Atletismo foi muito bem na Olimpíada do Rio , tanto nos resultados obtidos como na perfeita organização que realizamos no desenvolvimento das competições no Rio . Por isso , aliás , recebemos congratulações de instituições nacionais e do exterior , inclusive por parte de Sebastian Coe , presidente da IAAF .
Vamos , portanto , propor que haja certa adequação contratual , espelhando a imagem altamente positiva deixada pelo Atletismo , após os Jogos do Rio 2016 .
Nesse aspecto , vale ressaltar que tanto a CBAt como as Federações Estaduais vêm registrando grande procura por parte de famílias de crianças e adolescentes , todos querendo praticar Atletismo .
A renovação do contrato com a CAIXA , estejamos todos certos , é absolutamente indispensável para o fortalecimento do esporte-base no Brasil . Caso não haja bom resultado nas negociações , a progressiva evolução no processo por nós alavancada no Atletismo nacional correrá sérios riscos .
Todavia , estamos convictos que tudo chegará ao melhor termo . Sim , pois nosso balanço financeiro está no azul , com as respectivas contas sendo prestadas de forma permanente , além de seguir rigidamente as normas vigentes . Este fato , na hora da apreciação do contrato , pesará tanto quanto a nossa ótima participação olímpica .
6