REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 6

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE

O Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo

POR JOSÉ ANTONIO MARTINS FERNANDES *

Dia 27 de outubro de 2016. Está aí uma data histórica para o Atletismo brasileiro. Neste dia, assinamos oficialmente o contrato de locação da área onde funcionará o Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo( CNDA), no município de Bragança Paulista, na região de Campinas( SP).

Importante lembrar que as negociações, em todas as suas fases, foram aprovadas de forma unânime pela família do Atletismo, reunida na Assembleia Geral da CBAt, formada por representantes de todos os segmentos da comunidade. O contrato foi celebrado junto ao empresário Edemir Pinto, proprietário da área, que fora sede da equipe Rede, e vigorará até 1 º de novembro de 2036.
Como já havíamos acertado, a CBAt não terá de pagar aluguel pelo uso das instalações do Centro nos primeiros 18 meses e terá desconto de 50 % nos 12 meses seguintes. Só depois deste período pagará R $ 10 mil mensais em valores de hoje, atualizados.
Vale esclarecer que dos 264.067,29 metros quadrados a CBAt utilizará exatos 81.265 metros quadrados, área em que se concentra uma pista oficial de nível internacional, uma pista de aquecimento coberta, dez amplas salas de trabalho, além de equipamentos e materiais adequados a uma infraestrutura exemplar para um local que será sede de competições e de treinamento de alto nível.
Estivemos visitando Bragança no último dia 4 de novembro. Podemos afirmar que as condições são ideais para que a CBAt desenvolva seus trabalhos. Aliás, reunimos condições de dizer, tranquilamente, que o Centro ora em pauta estará entre os melhores do Brasil.
No momento, estamos desenvolvendo projetos visando a viabilização de alojamentos de qualidade para 80 atletas e, também, a efetivação de um amplo almoxarifado destinado a guardar equipamentos, materiais e implementos esportivos.
Em paralelo, prosseguem nossas gestões junto ao Ministério do Esporte, para que o CNDA em Bragança seja o nosso local oficial de treinamentos, uma vez que na capital bandeirante não dispomos de infraestrutura adequada. Após a aprovação, daremos sequência à contratação de profissionais especializados para atuar na Rede Nacional de Atletismo em Bragança Paulista, de acordo com a legislação vigente e conforme requer o Ministério do Esporte.
Nesse processo de seleção profissional julgamos ter experiência, pois o mesmo já foi realizado quando da implantação do Centro Nacional Caixa de Treinamento de Atletismo do Rio de Janeiro, com sede na Comissão de Desportos da Aeronáutica( CDA).
Em termos econômicos, a CBAt passa por momento de decisões, pois contratos firmados estão chegando ao término. Todos são importantes, sem dúvida. Mas, para a saúde financeira da Confederação, é fundamental o contrato com a CAIXA, a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, cujo vencimento ocorre no próximo dia 31 de janeiro de 2017.
Estamos confiantes, pois o nosso Atletismo foi muito bem na Olimpíada do Rio, tanto nos resultados obtidos como na perfeita organização que realizamos no desenvolvimento das competições no Rio. Por isso, aliás, recebemos congratulações de instituições nacionais e do exterior, inclusive por parte de Sebastian Coe, presidente da IAAF.
Vamos, portanto, propor que haja certa adequação contratual, espelhando a imagem altamente positiva deixada pelo Atletismo, após os Jogos do Rio 2016.
Nesse aspecto, vale ressaltar que tanto a CBAt como as Federações Estaduais vêm registrando grande procura por parte de famílias de crianças e adolescentes, todos querendo praticar Atletismo.
A renovação do contrato com a CAIXA, estejamos todos certos, é absolutamente indispensável para o fortalecimento do esporte-base no Brasil. Caso não haja bom resultado nas negociações, a progressiva evolução no processo por nós alavancada no Atletismo nacional correrá sérios riscos.
Todavia, estamos convictos que tudo chegará ao melhor termo. Sim, pois nosso balanço financeiro está no azul, com as respectivas contas sendo prestadas de forma permanente, além de seguir rigidamente as normas vigentes. Este fato, na hora da apreciação do contrato, pesará tanto quanto a nossa ótima participação olímpica.
6