REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 38

SUPERAÇÃO

SUPERAÇÃO

A história de Vanderlei Cordeiro de Lima

Uma das mais emblemáticas conquistas do Atletismo brasileiro foi a medalha de bronze ganha por Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas , disputada a 29 de agosto de 2004 . Na primeira edição dos Jogos no século XXI , na capital da Grécia , Vanderlei liderava a prova quando , à altura do km 37 , foi agredido por um manifestante irlandês . Ajudado por populares , como o grego Polivio Kossivas , ele conseguiu voltar à disputa , apesar do abalo emocional e �sico .

O paranaense foi ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini , que terminou em primeiro lugar , e pelo eritreu naturalizado norte-americano Meb Keflezighi , o segundo . Com muita força , Vanderlei levou o Brasil ao pódio , com 2:12:11 .
A maratona era a última prova da Olimpíada e o feito do atleta nascido a 13 de junho de 1969 em Cruzeiro D ’ Oeste teve repercussão mundial . O Comitê Olímpico Internacional concedeu ao brasileiro a exclusivíssima Medalha Pierre de Coubertin . “ Ele merece o prêmio , pelo fair play e pela demonstração de espírito olímpico ”, explicou o então presidente do COI , o belga Jacques Rogge .
Filho de uma família que trabalhava na zona rural do município de Tapira ( PR ), Vanderlei começou no Atletismo aos 14 anos , com a disputa de competições escolares . Em 1988 foi convocado pela CBAt para a Seleção que disputou o Mundial de Juvenis ( Sub-20 ), em Sudbury , no Canadá . Foi o 8 º colocado na corrida de 20 km .
Em 1992 passou a ser treinado por Ricardo D ’ Angelo e dois anos depois estreou em maratonas . Contratado pelos organizadores para puxar o ritmo da prova , em Reims , na França , até o km 21 , Vanderlei cumpriu o combinado . Mas decidiu continuar na prova e surpreendentemente foi o ganhador , com 2:11:06 . Seu recorde ele estabeleceria a
38
PRINCIPAIS CONQUISTAS DE VANDERLEI
Bronze olímpico na maratona em Atenas 2004 Bronze na Copa do Mundo de Maratona em Atenas 1997 Prata no Mundial de Maratona em Revezamento em Copenhague 1996 Ouro na maratona no PAN de Winnipeg 1999 Ouro na maratona no PAN de Santo Domingo 2003
Vanderlei Cordeiro de Lima , bronze em Atenas
8 de fevereiro de 1996 , quando foi o segundo em Tóquio , com 2:08:31 . Em nosso País , seu melhor tempo foi o da vitória na Maratona de São Paulo , a 14 de julho de 2002 , com 2:11:19 .
Uma carreira repleta de conquistas fez do corredor , de 1,68 m e 52 kg , um ícone do esporte nacional . Caso clássico de superação , Vanderlei teve sua trajetória contada pela imprensa de todo o mundo , foi recebido por chefes de estado e pôde levar sua mensagem de paz a todos os cantos .
Como os demais medalhistas olímpicos do Atletismo , Vanderlei faz parte do Programa Caixa Heróis Olímpicos e é membro da Assembleia Geral da Confederação . Ganhador do Prêmio Brasil Olímpico , do COB , em 2004 , ele teve a honra de acender a Pira Olímpica do Rio 2016 , na festa de abertura dos Jogos , na noite do último dia 5 de agosto , no legendário Estádio do Maracanã .
Washington Alves / COB