RANKING OLÍMPICO
RANKING OLÍMPICO
Brasileiros entre os melhores do mundo
Wagner Carmo / CBAt
Wagner Domingos
O
Ranking Olímpico do Atletismo outdoor de 2016, na categoria adulta, que leva em conta três atletas por país em cada prova, tem 55 marcas de brasileiros entre as 50 melhores em cada prova, de acordo com as estatísticas publicadas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo( IAAF). São 29 marcas masculinas e 26 femininas. No total, representantes do Brasil entram nas listas em 30 provas individuais – 15 entre os homens e 15 entre as mulheres – e nos quatro revezamentos olímpicos.
Nada menos do que 13 dos ranqueados estão entre os top 20 em provas individuais, além das quatro equipes de revezamento. O grande destaque brasileiro na estatística é Thiago Braz, primeiro colocado no Ranking Mundial do salto com vara, com a marca de 6,03 m, obtida na conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016. Além de recorde brasileiro e sul-americano, o resultado obtido em 15 de agosto, no Engenhão, é também novo recorde olímpico. A marca de 6,03 m é a sexta melhor de todos os tempos.
Na última competição antes da Olimpíada, em 22 de julho, Thiago venceu o Meeting Internacional de Salto com Vara, na cidade de Schlanders, na Alemanha, com 5,90 m, a 4 ª marca no Ranking Mundial.
No masculino, outro Top 10, além de Thiago Braz, é Wagner Domingos, número 4 do mundo no lançamento do martelo, com 78,63 m, resultado alcançado no Meeting de Celje, na Eslovênia, a 19 de junho. A marca garantiu ao pernambucano novo recorde brasileiro, sul-americano e a qualificação para a Olimpíada, competição em que foi finalista.
No feminino, duas brasileiras estão entre as 10 melhores do mundo em provas individuais: Fabiana Murer, no salto com vara, e Erica Rocha de Sena, nos 20 km marcha. No ano em que anunciou a sua aposentadoria das provas, aos 35 anos, Fabiana obteve o melhor resultado pessoal da carreira ao saltar 4,87 m a 3 de julho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo( SP). A marca garantiu o 2 º lugar no Ranking Mundial, além de ser recorde brasileiro e sul-americano. Assegurou também a 10 ª medalha de ouro do Troféu Brasil Caixa de sua vitoriosa carreira.
MASCULINO – TOP 20
1 º – Thiago Braz da Silva – salto com vara 4 º – Wagner Domingos – lançamento do martelo 13 º – Luiz Alberto de Araújo – decatlo 14 º – Darlan Romani – arremesso do peso 16 º – Caio Bonfim – marcha 20 km( 19 º 50 km) 17 º – Higor Alves – salto em distância 17 º – Augusto Dutra – salto com vara 18 º – Talles Frederico da Silva – salto em altura 20 º – Mahau Suguimati – 400 m com barreiras
22