REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Seite 22

RANKING OLÍMPICO

RANKING OLÍMPICO

Brasileiros entre os melhores do mundo

Wagner Carmo / CBAt
Wagner Domingos

O

Ranking Olímpico do Atletismo outdoor de 2016 , na categoria adulta , que leva em conta três atletas por país em cada prova , tem 55 marcas de brasileiros entre as 50 melhores em cada prova , de acordo com as estatísticas publicadas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo ( IAAF ). São 29 marcas masculinas e 26 femininas . No total , representantes do Brasil entram nas listas em 30 provas individuais – 15 entre os homens e 15 entre as mulheres – e nos quatro revezamentos olímpicos .
Nada menos do que 13 dos ranqueados estão entre os top 20 em provas individuais , além das quatro equipes de revezamento . O grande destaque brasileiro na estatística é Thiago Braz , primeiro colocado no Ranking Mundial do salto com vara , com a marca de 6,03 m , obtida na conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016 . Além de recorde brasileiro e sul-americano , o resultado obtido em 15 de agosto , no Engenhão , é também novo recorde olímpico . A marca de 6,03 m é a sexta melhor de todos os tempos .
Na última competição antes da Olimpíada , em 22 de julho , Thiago venceu o Meeting Internacional de Salto com Vara , na cidade de Schlanders , na Alemanha , com 5,90 m , a 4 ª marca no Ranking Mundial .
No masculino , outro Top 10 , além de Thiago Braz , é Wagner Domingos , número 4 do mundo no lançamento do martelo , com 78,63 m , resultado alcançado no Meeting de Celje , na Eslovênia , a 19 de junho . A marca garantiu ao pernambucano novo recorde brasileiro , sul-americano e a qualificação para a Olimpíada , competição em que foi finalista .
No feminino , duas brasileiras estão entre as 10 melhores do mundo em provas individuais : Fabiana Murer , no salto com vara , e Erica Rocha de Sena , nos 20 km marcha . No ano em que anunciou a sua aposentadoria das provas , aos 35 anos , Fabiana obteve o melhor resultado pessoal da carreira ao saltar 4,87 m a 3 de julho , na Arena Caixa , em São Bernardo do Campo ( SP ). A marca garantiu o 2 º lugar no Ranking Mundial , além de ser recorde brasileiro e sul-americano . Assegurou também a 10 ª medalha de ouro do Troféu Brasil Caixa de sua vitoriosa carreira .
MASCULINO – TOP 20
1 º – Thiago Braz da Silva – salto com vara 4 º – Wagner Domingos – lançamento do martelo 13 º – Luiz Alberto de Araújo – decatlo 14 º – Darlan Romani – arremesso do peso 16 º – Caio Bonfim – marcha 20 km ( 19 º 50 km ) 17 º – Higor Alves – salto em distância 17 º – Augusto Dutra – salto com vara 18 º – Talles Frederico da Silva – salto em altura 20 º – Mahau Suguimati – 400 m com barreiras
22