REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 19

LEONARDO PICCIANI

LEONARDO PICCIANI

Ministro garante apoio ao ciclo olímpico de Tóquio 2020

O ministro do Esporte Leonardo Picciani garante apoio total de sua pasta aos atletas brasileiros, para o ciclo olímpico rumo aos Jogos de Tóquio 2020. Satisfeito com a campanha brasileira no Rio 2016,“ a melhor da história”, a meta agora é“ lutar pela superação e conseguir campanha ainda melhor” na capital do Japão.

O Atletismo ganha destaque nos planos.“ É um esporte de grande tradição e que distribui o maior número de medalhas olímpicas. Só esse detalhe já garante um cuidado especial”, disse o ministro, que recebeu a reportagem da PODIUM, a Revista da CBAt, para entrevista exclusiva em seu gabinete, em Brasília.
Os mecanismos de apoio às Confederações nacionais estão sendo aperfeiçoados, de acordo com o ministro, a partir dos diversos programas mantidos pelo órgão, além de parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil( COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro( CPB).
“ Tenho conversado com o presidente( Carlos Arthur) Nuzman, Agberto( Guimarães) e Adriana( Behar), do COB, para definir ações. Estamos discutindo a adoção de metas, que devem incluir até premiações às Confederações que atingirem ou superarem seus objetivos”, comentou Leonardo Picciani.
Entre os principais programas está o Bolsa Pódio, instituído pelo governo anterior, após os Jogos de Londres 2012, que será aperfeiçoado.“ Está mantido o apoio aos atletas de alto nível e vamos torná-lo cada vez mais eficaz. A meta é ter regras bem definidas”, observou.
Outro projeto destacado pelo ministro é a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, uma parceria do Ministério do Esporte com a CBAt.“ O grande desafio é integrar todos os núcleos, incentivar a formação de atletas e fortalecer as categorias de base, um cuidado permanente. Temos um centro de treinamento em construção em Cascavel( PR), em que queremos unir o esporte à escola. Acho essa união fundamental”, disse o ministro.
Sobre o esporte escolar, Leonardo Picciani foi taxativo.“ A educação �sica é fundamental na formação das
Ministro Leonardo Picciani
crianças e jovens. Quero conversar com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para disponibilizar aos alunos as instalações construídas pelo Ministério do Esporte em todo o País,” comentou.“ A prática esportiva não é importante apenas para a descoberta de valores e formação de campeões. Tem muitas outras questões agregadas como a formação de cidadãos melhores”, concluiu.
Faixa preta de jiu-jítsu, Leonardo Picciani adotou ainda jovem o ciclismo de estrada como esporte de recreação.“ Entrei numa academia aos 7 anos e sempre gostei do ambiente. O ciclismo veio depois como uma atividade �sica. Comecei cedo na política, que acabou consumindo meu tempo”, disse o ministro, advogado, agropecuarista e deputado federal de 37 anos, nascido em Nilópolis( RJ).
Francisco Chagas / ME
19