REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 15

NOVOS EVENTOS

NOVOS EVENTOS

Um calendário para toda a temporada

A

Confederação Brasileira de Atletismo divulgou seu Calendário de Competições Oficiais para 2017, em novembro último. Embora tenha caráter provisório, sua divulgação atende a necessidade das 27 Federações filiadas, para que também estabeleçam seus respectivos calendários estaduais. Isto porque, assim, elas contam com as informações essenciais, isto é: as datas em que serão realizados os torneios nacionais e aquelas em que a Seleção estará representando o País nos campeonatos das entidades-dirigentes do Atletismo Internacional.
A CBAt é filiada à Confederação Sul-Americana de Atletismo( CONSUDATLE), Associação Pan-Americana de Atletismo( APA), Associação Ibero-Americana de Atletismo( AIA) e Associação Internacional das Federações de Atletismo( IAAF). Atletas, treinadores e clubes, por sua vez, já podem estudar a periodização de seus treinamentos, visando os eventos nacionais e internacionais de que pretendem participar.
O Calendário 2017 depende de negociações com os patrocinadores, em especial com a Caixa Econômica Federal, para que as competições sejam confirmadas, ampliadas ou modificadas. Uma das novidades é a instituição do“ Desafio Brasil”, um circuito de torneios no modelo dos meetings das ligas internacionais, levando o Atletismo a todo o País. São eventos rápidos, de forma a torná-los atrativos para público e mídia. Foram reservadas as datas das etapas do circuito, enquanto a CBAt promove negociações com patrocinadores e parceiros.
O Troféu Brasil, grande evento do Atletismo nacional, será disputado em três dias, como era tradicional no passado. A competição está prevista para o Estádio Olímpico do Engenhão.
O Grande Prêmio Brasil, disputado pela primeira vez em 1985, atualmente é etapa do IAAF World Challenge e principal torneio internacional da América Latina. O evento está programado para o dia 3 de junho, no Rio de Janei-
Asafa Powell, destaque do GP Brasil Caixa de 2014
ro, no Engenhão, no mesmo palco dos Jogos Olímpicos de 2016. O GP já foi disputado em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, e trouxe ao País alguns dos maiores nomes do esporte internacional, como o ex-recordista mundial dos 100 m, Asafa Powell( Jamaica).
“ As Federações Filiadas, que pretendem realizar campeonatos brasileiros, devem encaminhar solicitação à CBAt, para receberem o respectivo caderno de encargos”, informa o superintendente técnico Martinho Nobre dos Santos.( Nas páginas seguintes, o calendário provisório de 2017.)
15
Wagner Carmo / CBAt