2017
2017
Copa Brasil Caixa de Cross Country abre a temporada
Wagner Carmo / CBAt
Líderes da edição 2016 da Copa Brasil Caixa de Cross Country
A
temporada de 2017 abre mais um desafio para os atletas, treinadores e dirigentes do Atletismo brasileiro: o ciclo olímpico que tem Tóquio 2020 como meta principal. O objetivo proposto é ousado, já que a missão será superar a brilhante campanha alcançada nos Jogos do Rio 2016.
Para ultrapassar mais este ciclo importante, os atletas terão de percorrer vários caminhos até a capital japonesa, seguindo os calendários anuais de competições. Em 2017, os eventos esportivos da Confederação Brasileira de Atletismo serão abertos com a disputa da Copa Brasil Caixa de Cross Country, marcada para o dia 5 de fevereiro e prevista para o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste da capital paulista. Esta será a terceira vez que a competição será realizada no local, uma extensa área de lazer e de preservação ambiental.
A competição selecionará os representantes do País para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, marcado para o dia 19 do mesmo mês, em Santiago do Chile.
Este evento, por sua vez, será seletivo para o Mundial de Cross Country de Kampala, em Uganda, definido pela IAAF para o dia 26 de março.
Na edição de 2016, Juliana Paula Gomes dos Santos( BM & FBovespa-SP) e Gilberto Silvestre Lopes( Cruzeiro / Caixa-MG) venceram suas provas, na categoria adulta, com distância de 10 km, no feminino e no masculino. O percurso é di�cil e muito exigente, com subidas, descidas, obstáculos naturais como troncos de árvore, lama e poças d’ água, principalmente numa época de muitas chuvas como em fevereiro.
Medalha de ouro nos 5.000 m nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, Juliana completou a distância em 39:54, na Copa Brasil do ano passado. Ela integrou a equipe brasileira nos Jogos do Rio 2016 e disputou os 3.000 m com obstáculos. Nesta prova, em 2016, quebrou duas vezes o recorde sul-americano.
12