ASSEMBLEIA GERAL
ASSEMBLEIA GERAL
Comunidade aprova contas e orçamento da CBAt
Wagner Carmo / CBAt
Warlindo Carneiro da Silva Filho , Presidente da CBAt
A
Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Atletismo foi realizada na manhã do último dia 26 de março em Atibaia , na região de Campinas ( SP ). Os quatro itens da pauta tiveram aprovação unânime dos 44 membros natos presentes – de um total de 50 .
Foram aprovadas as Contas da Confederação e o Relatório da Diretoria de 2017 , assim como o Orçamento para 2018 e o calendário de competições da temporada .
Em 2018 , o orçamento da CBAt é de R $ 20,335 milhões . Da Caixa , Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro , há repasses previstos de R $ 14,5 milhões . Do Comitê Olímpico do Brasil ( COB ), a Confederação receberá R $ 4,346 milhões referentes à Lei Agnelo / Piva , e do Ministério do Esporte , um total de R $ 1,489 milhão .
São com estes recursos que a CBAt mantém o Programa de Preparação Olímpica , que visa os Jogos de Tóquio 2020 e as grandes competições que os antecedem , como o Campeonato Mundial de Doha e o PAN de Lima , ambos em 2019 .
Alguns dos programas da Confederação : participação da Seleção Brasileira nos campeonatos internacionais ; organização dos certames nacionais e apoio a torneios regionais ; campings de treinamento e competições no Brasil e no exterior ; administração da entidade ; apoio a Federações ; meritocracia para apoio a atletas e treinadores ; obras de manu- tenção e atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo ; cursos para técnicos e árbitros ; realização do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo etc .
Na abertura da Assembleia , o presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho leu a carta de renúncia à Presidência da CBAt do professor José Antonio Martins Fernandes . Na carta , o dirigente explicou que nos últimos meses enfrentou duas delicadas cirurgias e que , proximamente , deverá passar por um novo procedimento .
Warlindo , paraibano de nascimento e pernambucano por adoção , tornou-se o quinto presidente da história da CBAt , criada em 1977 e em operação desde 1979 . Ele foi precedido no cargo por Hélio Babo ( RJ ), Evald Gomes da Silva ( SP ), Roberto Gesta de Melo ( AM ) e Toninho Fernandes ( SP ).
Já empossado , Warlindo pediu a observação de um minuto de silêncio em homenagem ao treinador Aristides de Andrade Junqueira Neto , que morreu no dia 2 de fevereiro deste ano .
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
No mesmo dia 26 , na parte da tarde , a CBAt realizou a reunião de sua Assembleia Geral Extraordinária ( agora com 45 membros presentes – o representante dos atletas Henrique Martins não esteve na Assembleia Ordinária ). Foram aprovados , por unanimidade , o Código de Ética e Conduta da Confederação e o Planejamento Estratégico 2017-2020 .
Por sugestão do presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo ( CONSUDATLE ), Roberto Gesta de Melo – representante da área no Conselho da IAAF e membro da Assembleia da CBAt –, o texto do Código será encaminhado à Federação Internacional .
“ A IAAF tem o seu Código e talvez o texto que aprovamos precise de adaptação em alguns pontos ”, explicou Gesta .
O Planejamento Estratégico 2017-2020 teve exposição do gerente de Governança e Comunicação Digital da CBAt , Georgios Stylianos Hatzidakis . Uma das metas é manter a entidade como uma das cinco Confederações com melhor avaliação no País . Por sinal , isto aconteceu nos últimos três anos , em que a CBAt recebeu o Prêmio SOU DO ESPORTE .
Também foi aprovada a adoção de medidas judiciais quanto à publicação de comentários depreciativos contra
8