ASSEMBLEIA GERAL
ASSEMBLEIA GERAL
Comunidade aprova contas e orçamento da CBAt
Wagner Carmo / CBAt
Warlindo Carneiro da Silva Filho, Presidente da CBAt
A
Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Atletismo foi realizada na manhã do último dia 26 de março em Atibaia, na região de Campinas( SP). Os quatro itens da pauta tiveram aprovação unânime dos 44 membros natos presentes – de um total de 50.
Foram aprovadas as Contas da Confederação e o Relatório da Diretoria de 2017, assim como o Orçamento para 2018 e o calendário de competições da temporada.
Em 2018, o orçamento da CBAt é de R $ 20,335 milhões. Da Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, há repasses previstos de R $ 14,5 milhões. Do Comitê Olímpico do Brasil( COB), a Confederação receberá R $ 4,346 milhões referentes à Lei Agnelo / Piva, e do Ministério do Esporte, um total de R $ 1,489 milhão.
São com estes recursos que a CBAt mantém o Programa de Preparação Olímpica, que visa os Jogos de Tóquio 2020 e as grandes competições que os antecedem, como o Campeonato Mundial de Doha e o PAN de Lima, ambos em 2019.
Alguns dos programas da Confederação: participação da Seleção Brasileira nos campeonatos internacionais; organização dos certames nacionais e apoio a torneios regionais; campings de treinamento e competições no Brasil e no exterior; administração da entidade; apoio a Federações; meritocracia para apoio a atletas e treinadores; obras de manu- tenção e atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo; cursos para técnicos e árbitros; realização do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo etc.
Na abertura da Assembleia, o presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho leu a carta de renúncia à Presidência da CBAt do professor José Antonio Martins Fernandes. Na carta, o dirigente explicou que nos últimos meses enfrentou duas delicadas cirurgias e que, proximamente, deverá passar por um novo procedimento.
Warlindo, paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, tornou-se o quinto presidente da história da CBAt, criada em 1977 e em operação desde 1979. Ele foi precedido no cargo por Hélio Babo( RJ), Evald Gomes da Silva( SP), Roberto Gesta de Melo( AM) e Toninho Fernandes( SP).
Já empossado, Warlindo pediu a observação de um minuto de silêncio em homenagem ao treinador Aristides de Andrade Junqueira Neto, que morreu no dia 2 de fevereiro deste ano.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
No mesmo dia 26, na parte da tarde, a CBAt realizou a reunião de sua Assembleia Geral Extraordinária( agora com 45 membros presentes – o representante dos atletas Henrique Martins não esteve na Assembleia Ordinária). Foram aprovados, por unanimidade, o Código de Ética e Conduta da Confederação e o Planejamento Estratégico 2017-2020.
Por sugestão do presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo( CONSUDATLE), Roberto Gesta de Melo – representante da área no Conselho da IAAF e membro da Assembleia da CBAt –, o texto do Código será encaminhado à Federação Internacional.
“ A IAAF tem o seu Código e talvez o texto que aprovamos precise de adaptação em alguns pontos”, explicou Gesta.
O Planejamento Estratégico 2017-2020 teve exposição do gerente de Governança e Comunicação Digital da CBAt, Georgios Stylianos Hatzidakis. Uma das metas é manter a entidade como uma das cinco Confederações com melhor avaliação no País. Por sinal, isto aconteceu nos últimos três anos, em que a CBAt recebeu o Prêmio SOU DO ESPORTE.
Também foi aprovada a adoção de medidas judiciais quanto à publicação de comentários depreciativos contra
8