TREINADOR
TREINADOR
José Haroldo Loureiro Gomes , o Arataca
Wagner Carmo / CBAt
José Haroldo Loureiro Gomes , treinador de Almir Junior
Uma antiga lenda corria nos cafezais do interior paulista em meados dos anos 1960 . E aludia ao sofrimento do nordestino em deixar sua terra e se mudar para São Paulo . Era difícil enfrentar o frio , se comentava . Pois a família de José Haroldo Loureiro Gomes fez um a mudança ainda mais radical .
O pai era militar e foi transferido do Ceará para o Rio Grande do Sul em 1969 , quando o menino José Haroldo , nascido em Fortaleza em 19 de março de 1958 , tinha 11 anos .
Foi difícil , mas a adaptação conseguida ajudaria , mais tarde , uma mudança ainda mais ousada : já conhecido como Arataca e trabalhando na Sogipa de Porto Alegre , clube de origem alemã , ele passou um tempo estudando e trabalhando na pátria-mãe dos fundadores de sua equipe .
Treinador de Atletismo do clube , Arataca foi secretário estadual de esportes no Governo de Antonio Brito . Atualmente , é o responsável por orientar a carreira do principal atleta do Estado , Almir Cunha dos Santos , mais conhecido como Almir Junior , ganhador da medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor , disputado em março último na cidade britânica de Birmingham .
O triplista Almir , também gaúcho por adoção , já que nasceu no Mato Grosso , tem como antecessor , outro discí- pulo de Arataca , também notável atleta do salto triplo : Jorge Luiz Teixeira da Silva . Jorge Teixeira representou o Brasil nas Olimpíadas de Seul 1988 e Barcelona 1992 .
Funcionário da Sogipa desde 1982 , Arataca é casado com Martina Kroll Lindemayer , também treinadora ( de iniciação ) da equipe . As filhas Thaís e Alice são atletas e fazem o salto com vara .
“ Há muito tempo estou plenamente adaptado ao jeito ao Sul , não me aperto , tanto que em 1990 morei na Alemanha , quando estudei na Universidade de Mainz ”, lembra Arataca . Ele lembra de outros atletas do clube , como Luciane Dambacher , medalhista no salto em altura no PAN de Winnipeg 1999 , e Fabrício Romero , que foi recordista brasileiro do salto em altura masculino .
“ O Sul tem tradição no Atletismo brasileiro , já na estreia do esporte em Olimpíada ( Paris 1924 ) tivemos um representante ( Willy Seewald , no lançamento do dardo )”, diz Arataca .
“ Temos novamente bons nomes . Além do Almir , temos o caso do Anderson Henriques , finalista nos 400 m no Mundial de Moscou 2013 , tudo resultado de um trabalho contínuo no Estado , especialmente na Sogipa , que tem seu departamento de Atletismo já centenário ”, finaliza .
34