GP BRASIL CAIXA DE ATLETISMO
GP BRASIL CAIXA DE ATLETISMO
Principal Meeting latino-americano chega à 33 ª edição
Wagner Carmo / CBAt
Darlan Romani foi uma das atrações do GP Brasil Caixa em 2017
A
Confederação Brasileira de Atletismo reservou a data de 8 de julho próximo para a realização da 33 ª edição do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo. O torneio terá como palco as instalações do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo( CNDA), que a CBAt mantém na cidade de Bragança Paulista( SP). Trata-se do principal evento internacional a ser organizado pela Confederação em 2018.
O Meeting brasileiro faz parte da IAAF Word Challenge e é considerado o mais importante torneio internacional da América Latina, reunindo nomes do Exterior e os melhores atletas do País. Sempre seguindo as exigências da Associação Internacional das Federações de Atletismo, desde a premiação até a colocação dos participantes no Ranking Mundial.
Um exemplo é o GP Brasil Caixa de 2017, que reuniu 65 brasileiros e 44 estrangeiros, representando 26 países, em 15 provas, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A polonesa Anita Wlodarczyk, bicampeã olímpica e recordista mundial com 82,98 m do lançamento do martelo foi a grande atração.
Anita venceu a prova com 78,00 m, quebrando o recorde do torneio. No mês seguinte, em Londres, conquistou o tricampeonato mundial. Antes, vencera também os Mundiais disputados em Berlim 2009 e Moscou 2013.
Outro destaque da edição passada, no masculino, foi o catarinense Darlan Romani, campeão do arremesso do peso, com 21,82 m. A marca o tornou o recordista GP, do Brasil e da América do Sul. Em constante evolução, Darlan, quinto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 – e quarto no Mundial Indoor deste ano em Birmingham –, tem como meta ultrapassar a barreira dos 22 metros.
A HISTÓRICA FORÇA DO MEETING
O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo foi instituído em 1985, um ano apenas depois da conquista da medalha de ouro de Joaquim Cruz nos 800 m da Olimpíada de Los
26