SUCESSO
SUCESSO
Começa o Curso EaD Atletismo na Escola
Célia Gennari / Divulgação
Ariovaldo Reis dos Santos, Warlindo Carneiro da Silva Filho, Georgios Hatzidakis, Pedro Roberto Ferreira de Souza e Flavio Delmanto
Em 13 de dezembro de 2017, a professora Renata Andrade Ribeiro enviou um e-mail para a Confederação Brasileira de Atletismo( CBAt). No corpo da mensagem, ela informava: Tinha completado as 20 horas-aula do Curso EaD Atletismo na Escola e realizado um festival escolar, no Colégio Municipal Maria Fernandes Machado de Oliveira, em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.
Renata Andrade Ribeiro também enviou fotos e vídeos do festival, que teve a participação de alunos de 11 turmas dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, com a disputa de 12 provas.
“ Estou enviando fotos do festival de MiniAtletismo, realizado no Colégio. Foi disputada uma competição com alunos do Ensino Fundamental, do 1 º ao 5 º ano. Estudantes de 11 turmas disputaram 12 provas”, informou.
Assim, Renata tornou-se a primeira inscrita no curso a garantir a certificação da CBAt e da Impulsiona Educação Esportiva, ligada ao Instituto Península e parceira da CBAt no Programa.
O curso foi instituído pelo presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, em 2017. O início da elaboração, porém, vinha desde meados de 2016.
8
A meta: difundir o Atletismo a partir da escola. Por um lado, a intenção é de buscar o aumento da base de praticantes. De outro, aumentar o conhecimento das regras básicas do esporte por parte dos professores e, consequentemente, dos estudantes.
A base do curso é o projeto Kids Athletics, elaborado pela IAAF e adaptado às condições nacionais pela CBAt, de acordo com a cartilha do MiniAtletismo, em programa para crianças de 7 a 12 anos.“ Elaboramos o Curso EaD Atletismo na Escola a partir do MiniAtletismo, que teve dezenas de clínicas realizadas no território nacional”, diz Georgios Stylianos Hatzidakis.
A produção teve a supervisão do vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, e a coordenação de Georgios Stylianos Hatzidakis, gerente de Comunicação Digital da CBAt. Os ministrantes são os professores Kiyoshi Takahashi e Lázaro Pereira.
No último trimestre de 2017 a Confederação estabeleceu convênios com Estados, municípios e instituições particulares para a divulgação do novo curso.“ É importante também a participação das Federações estaduais”, explica Warlindo Carneiro.“ Os dirigentes estaduais podem ampliar a participação, divulgando o curso junto às Secretarias de Esporte e Educação de Estados e dos municípios”, diz.
O público-alvo do curso é formado pelos professores de Educação Física.“ Os professores são os profissionais que farão a diferença no sucesso da empreitada”, afirma o dirigente.“ Queremos que o Atletismo seja intensamente ensinado e praticado nas escolas”, coloca Warlindo Carneiro.
Para Georgios Stylianos Hatzidakis, o sucesso da iniciativa pode ser medida no interesse que a apresentação do curso recebeu em diferentes Estados.“ O professor Warlindo lançou o curso em Fortaleza( CE), São Luís( MA), Porto Alegre( RS), Vitória( ES), São Paulo( SP) e Porto Velho( RO), sempre com boa recepção às ideias”, fala.