REVISTA PODIUM Revista Podium 15 - Janeiro - 2018 | Page 20

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO

Campings, cursos e clínicas: ferramentas fundamentais

Wagner Carmo / CBAt
Wagner Carmo / CBAt
Wagner Carmo / CBAt
Geisa Rafaela Arcanjo, do arremesso do peso Luiz Alberto de Araújo, do decatlo Augusto Dutra de Oliveira, do salto com vara

Os Campings realizados pela Confederação Brasileira de Atletismo( CBAt) são considerados importantes na preparação para os Jogos de Tóquio 2020. Coordenados pela Superintendência de Alto Rendimento, 19 campings foram organizados na última temporada.

No exterior, os campings aconteceram nos Estados Unidos, Polônia, Eslovênia, Áustria, Suíça, Espanha, França, Colômbia e Catar.
Dentro das possibilidades orçamentárias, a CBAt procurou atender aos pedidos dos treinadores dos atletas. Além do Programa CAIXA de Campings, a Confederação teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil( COB), com recursos da Lei Agnelo / Piva.
O primeiro Camping Internacional do ano aconteceu em Spala, na Polônia, com o campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz da Silva e seu treinador, o ucraniano Vitaly Petrov.
Fora do Mundial de Londres por causa de uma contusão, ele esteve no último Camping de 2017, no Catar, em preparação para o Mundial Indoor de Birmingham, em março. Ele esteve com Vitaly Petrov e o fisioterapeuta Nelson Guarnier Filho.
A importância dos campings pode ser medida pelos resultados dos participantes. Caio Bonfim, por exemplo, ganhou a inédita medalha de bronze no Mundial de Londres. Antes, passou um mês em treinamento de altitude em Sierra Nevada, na Espanha, acompanhado de sua mãe e treinadora, Gianetti Bonfim. No Mundial, superou os seus limites e terminou em terceiro lugar nos 20 km, em 1:19:04, recorde brasileiro.
Nos 20 km feminino, outra superação: Erica Rocha de Sena treinou na atitude de Font Romeu, na França, por três semanas, com seu técnico e marido Andrés Chocho. Em Londres obteve o quarto lugar, com 1:26:59, recorde sul--americano.
Thiago do Rosário André, finalista nos 800 m no Mundial, participou do Camping de 9 a 31 de julho, na altitude de Paipa, na Colômbia. Finalista olímpico do lançamento do martelo, Wagner Domingos fez Camping em Brezice, na Eslovênia, com o especialista Vladimir Kevo.
Outros campings realizados: Augusto Dutra, no salto com vara, em Phoenix( Estados Unidos), com o técnico João Gabriel Sousa; Geisa Arcanjo e Darlan Romani, em Brandenton, nos Estados Unidos com o técnico cubano
20